Robert Mapplethorpe, Sebastião Salgado e Gérard Castello-Lopes ajudam a contar a história da fotografia do século XX e são recordados num ciclo de cinema.
A organização do festival anunciou mais novidades na programação, com destaque para a única exibição portuguesa em cinema de "Roma", de Alfonso Cuarón, vencedor do Festival de Veneza.
Ao todo, nove produções e coproduções portuguesas fazem parte da programação do festival que se realiza em novembro em Buenos Aires. Um deles é "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", de João Salaviza e Renée Nader Messora, premiado no festival de Cannes.
Nona edição do festival Utopia de cinema português no Reino Unido passa por várias cidades. Além de vários filmes da época do mudo, destaque para a exibição do premiado "A Fábrica de Nada", de Pedro Pinho.
Antes de se mudar para Almada, o festival português dedicado em exclusivo ao cinema sobre música vai fazer um nalanço com alguns dos filmes mais emblemáticos que exibiu ao longo dos anos.
O filme “Utopia Revisitada” do austríaco Kurt Langbein é o vencedor do 24.º CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, anunciou no sábado a organização.
O lusodescendente Philippe Machado Domingues está a realizar um filme em homenagem aos emigrantes portugueses que vai falar sobre "a dificuldade de dizer adeus quando se tem de regressar a França".
O realizador norte-americano Martin Scorsese apelou na sexta-feira, em Oviedo, à preservação da arte "num lugar de honra e estima", mostrando-se preocupado com o futuro do cinema pelo "menosprezo" que o rodeia, e a tecnologia que usa o artista.
Diretora adjunta do Museu de Arte Contemporânea de Serralves acredita que a exposição que reúne obras do realizador português em colaboração com outros artistas "vai surpreender o público".
A exposição “Pedro Costa: Companhia”, que reúne obras do realizador português em colaboração ou cruzamento com trabalhos de outros artistas, estreia-se na sexta-feira no Museu de Serralves.
O filme "Golpe de Sol", de Vicente Alves do Ó, e duas curtas-metragens, de Ana Moreira, de Alice Guimarães e de Mónica Santos, foram selecionadas para o Black Nights - Festival de Cinema de Tallin, em novembro.
O realizador norte-americano Martin Scorsese afirmou que as escolas de cinema "são extraordinárias", mas que "ninguém pode ensinar como fazer um filme", já que a chave é ter "entusiasmo, capacidade e destreza” e "ter algo a dizer".
O filme "Chuva é cantoria na aldeia dos mortos", de Renée Nader Messora e João Salaviza, compete em novembro no Festival do Rio de Janeiro (Brasil), numa edição que conta com três outras produções portuguesas fora de competição.
Filme faz parte da competição oficial do festival DocLisboa e acompanha a vida de Albertino Lobo, um pescador de Vila Franca de Xira ligado desde sempre ao rio Tejo.