Uma exposição inédita dedicada a Maria Lamas, escritora e jornalista que se destacou na luta pelos direitos das mulheres, vai estar patente na Fundação Calouste Gulbenkian a partir de 18 de janeiro, com fotografias e objetos pessoais da autora.
No projeto “Metade dos minutos”, que irá representar Portugal na 15.ª Quadrienal de Praga, a cenógrafa Ângela Rocha criou um labirinto, que permite ao visitante explorar o tato, sentido que nos últimos anos “está a ser esquecido”.
A diretora da ARCOlisboa, Maribel López, declarou esta semana que a próxima edição da feira de arte contemporânea, que abre a 25 de maio, vai “refletir a riqueza e o poder da arte e da cultura portuguesas em diálogo com o mundo”.
O Festival Mental, uma iniciativa cultural dedicada à saúde mental, começa esta sexta-feira em Lisboa com uma programação que abordará os temas da Inteligência Artificial, demências e a relação entre trabalho e desporto.
As iniciativas programadas para a Noite Europeia dos Museus, celebrada no sábado, e para o Dia Internacional dos Museus, no próximo dia 18, incluem, entre outras iniciativas, 'peddy papers' e recriações históricas, divulgou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
A pintora Paula Rego (1935-2022) vai ser homenageada pela revista científica "Faces de Eva", que a destaca no próximo número, e promove uma conversa sobre a vida e obra da artista, na quarta-feira, anunciou a publicação.
A atriz e criadora Sara Inês Gigante mostrou-se hoje surpreendida por ter vencido edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, com o projeto “Popular”, acrescentando que a ideia lhe surgiu do “rasto deixado” pelo seu último projeto, “Massa mãe”.
O livreiro português José Pinho foi agraciado com o grau de comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou à Lusa fonte da Presidência da República.
A edição 2023 do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA) abre na próxima quinta-feira, dia 18, no Teatro LU.CA, em Lisboa, com “Llum”, um dos destaques da programação, segundo a companhia Tarumba, que organiza o certame.
A oitava edição do festival internacional vai levar concertos, formações e residências artísticas, juntamente com ícones da música clássica, às salas mais emblemáticas do Porto e Famalicão, de 1 a 9 de agosto.
“A Duas Vozes por Carolina Deslandes” é o novo podcast da cantora dedicado a temas sociais. Em cada episódio, os convidados são "desafiados para conversas inesperadas, que a dois fazem mais sentido".
As celebrações do Dia da Marinha, que se realizam no Porto, contam com mais de 30 iniciativas de 18 a 21 de maio, entre visita a navios, batismos de mar, exposições, concertos e um desfile com 500 militares.
A autora portuguesa Joana Estrela é candidata aos Prémios Llibreter da Catalunha, com a novela gráfica “Pardalita”, revelou o Grémio de Livreiros da Catalunha, em Barcelona.
O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) vai ser alvo de duas exposições, que percorrem 70 anos de atividade, e de um programa paralelo, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, a inaugurar a 26 de maio.
O “drama” da imigração é o tema da produção conjunta do Teatro Gíria e do Teatro Experimental de Cascais (TEC), a estrear em Cascais, no dia 18, disse à Lusa o encenador da peça.
A bienal Anozero inaugurou recentemente, em Coimbra, “Não Sofra Mais”, a primeira exposição de Ragnar Kjartansson em Portugal, que vai contar com algumas das suas obras mais icónicas, mas também inéditos. O SAPO Mag esteve à conversa com o artista islandês.
O livro “Sobre o Céu”, de Richard Powers, vencedor do Pulitzer de ficção em 2019, sobre nove estranhos cujas vidas se entrelaçam à beira de uma catástrofe, para enfrentar a destruição das florestas, é publicado este mês em Portugal.
O escritor argentino Hernán Diaz venceu o Prémio Pulitzer de ficção com “Confiança”, um “romance fascinante” sobre amor e poder, escrito em diferentes estilos literários, ex-aequo com a norte-americana Barbara Kingsolver, pelo romance “Demon Copperhead”.