Os fadistas Gisela João, Katia Guerreiro e Marco Rodrigues são os primeiros nomes anunciados para a edição deste ano do festival Caixa Alfama, em setembro, em Lisboa, que vai homenagear Maria da Fé.
Ozzy Osbourne vai reunir todos os fundadores da banda Black Sabbath pela primeira vez em 20 anos, para um espetáculo de heavy metal, que está a ser promovido como o “melhor” alguma vez realizado.
O ilustrador cabo-verdiano Wilson Lopes, 33 anos, inspirou-se numa lenda da arte moçambicana, Malangatana, para as ilustrações de um livro que lhe valeram um prémio que promete notoriedade no espaço lusófono.
O português André Barros recebeu o prémio para Melhor Compositor nos World Entertainment Awards, evento anual dedicado à música independente, que acontece em Beverly Hills, Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos da América.
A editora portuguesa Pato Lógico, focada no livro ilustrado, está nomeada para o prémio de melhor editora europeia 2025, atribuído pela Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália.
A exibição inclusiva de um filme, para todos os públicos, ainda é dispendiosa em Portugal, mas fácil de concretizar e há um mercado com capacidade para se expandir, afirmaram à Lusa os programadores da mostra de cinema AMPLA.
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, liderou pela terceira semana consecutiva a exibição nas salas de cinema em Portugal e soma 179.611 espectadores, segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
O festival Sudoeste não se irá realizar este ano, de acordo com uma nota na rede social Instagram na página do evento, onde é explicado que a pausa será para preparar “um novo capítulo”.
O novo álbum do músico cabo-verdiano Mário Lucio é dedicado aos 50 anos da independência de Cabo Verde, que se assinalam este ano, e será apresentado sábado em Paris, anunciou a plataforma Ao Sul do Mundo.
O festival literário Correntes d'Escritas, que se realiza na Póvoa de Varzim, distrito do Porto, vai dedicar parte da programação da sua 26.ª edição ao legado das obras de Luís de Camões e Camilo Castelo Branco.
O álbum “Fim do Nada”, o primeiro de Mizzy Miles, é uma espécie de compilação do início de carreira, no qual o DJ e produtor apresenta música criada com “os melhores artistas do momento”, de Slow J a Agir.
A banda desenhada francesa com as aventuras dos gauleses Astérix e Obélix vai ser traduzida pela primeira vez para ucraniano, revelou a Éditions Albert-René.
O projeto musical no feminino "Calíope", liderado pela compositora e cantora Marta Hugon, volta ao palco, no próximo dia 7 de março, no Convento S. Francisco, em Coimbra, com uma nova formação que conta com 70 vozes do Coro das Mulheres da Fábrica.
A desenhadora e autora francesa Anouk Ricard venceu o Grande Prémio do festival de Banda Desenhada (BD) de Angoulême, referência mundial da 9.ª Arte, pelo seu trabalho excêntrico e burlesco que apresenta animais muito humanos.
A Casa da Criatividade anunciou esta semana que na programação de 2025 levará a São João da Madeira espetáculos com Dino d’Santiago, Mão Morta e David Fonseca, além de obras de Carlos Paredes e dança pela Companhia Clara Andermatt.
O presidente da junta lisboeta de Santa Maria Maior, Miguel Coelho (PS), defendeu na quarta-feira como solução para acolher a Academia de Amadores de Música as instalações da Escola Veiga Beirão, no Chiado, que se encontram sem utilização há anos.
O processo de classificação da obra fonográfica de José Afonso caducou em setembro de 2021, um ano depois de aberto, porque ex-DGPC não prorrogou prazo, segundo decisão da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal, revelada à Lusa.
O filme do realizador português Miguel Gomes “Grand Tour” faz parte do programa do maior festival de cinema da República Dominicana, que começa na sexta-feira, anunciou a organização.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou hoje o presidente francês.
Os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo recusaram a implementação do novo serviço das bibliotecas públicas – BiblioLED, face à "exclusão de Vila Nova da Barquinha da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas", foi hoje anunciado.
A escritora Marina Colasanti, premiada autora da literatura brasileira, que publicou dezenas de livros para crianças e jovens, morreu hoje no Rio de Janeiro, aos 87 anos, revelou a imprensa do Brasil.
A música de autor vai estar em destaque em Grândola, no distrito de Setúbal, durante a edição deste ano do festival MicroSons, que apresenta quatro espetáculos, nos dias 7 e 8 de fevereiro, divulgou a câmara.
A dupla MXGPU, que junta os músicos Moullinex e GPU Panic, apresenta-se ao vivo em março em Lisboa e no Porto, e tem prevista a edição do álbum de estreia para este ano, anunciou hoje o agenciamento dos artistas.
O ex-Beatle Paul McCartney apelou hoje ao Governo britânico para reforçar a proteção dos artistas contra a inteligência artificial (IA), numa altura em que o executivo considera uma reforma da lei dos direitos de autor.