A 29.ª edição do Guimarães Jazz vai decorrer de 12 a 21 de novembro, com nove concertos e uma centena de músicos, na sua esmagadora maioria portugueses mas também alguns estrangeiros a residir em Portugal.
O pianista e professor da Universidade do Minho (UMinho) Luís Pipa lança esta sexta-feira um disco dedicado a obras de Óscar da Silva, “considerado o iniciador da música moderna em Portugal e o último grande romântico do país”.
A Assembleia da Madeira promove, de 20 de novembro até 17 de julho, um ciclo de 12 concertos, denominado "Parlamento Musical", que visa “divulgar a cultura regional nos vários géneros musicais", em tempo de pandemia, anunciou a instituição.
Noiserv, o “homem-orquestra”, vai apresentar o seu mais recente álbum, “Uma Palavra Começada por N”, em concertos no Porto e em Lisboa, nos próximos dias 12 e 13 de novembro, anunciou a sua promoção.
O romance “A Desumanização”, de Valter Hugo Mãe, que aborda a superação humana, foi adaptado pelo Teatro Art’Imagem, durante o período de confinamento, e estreia-se na próxima terça-feira, na Quinta da Caverneira, na Maia, distrito do Porto.
O Teatro Politeama, em Lisboa, anunciou na quinta-feira ter adiado a estreia da nova produção de Filipe La Féria, “Espero por ti no Politeama”, alegando que, sem público ou apoio do Estado, não lhe resta senão “fechar por tempo indeterminado”.
As obras em curso no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), no palco e na fachada, obrigaram a repensar a programação do teatro lírico, e os seus corpos artísticos a atuar 'fora de portas', em Lisboa e noutras cidades.
A peça “Todos os que caem”, de Samuel Beckett, será lida, nos próximos dias 13 a 15, numa sessão do festim “Esta noite grita-se”, a decorrer em locais de Lisboa e Olival Basto, Odivelas, informou a companhia Cepa Torta.
Uma conversa e um concerto, no próximo domingo, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, constam da homenagem que esta instituição presta ao escritor, músico e compositor Boris Vian, no ano do centenário de nascimento do autor francês.
O espetáculo “Teatro Negativo”, a partir de textos de Alberto Velho Nogueira, com a improvisação do autor em palco, que o Teatro da Garagem anunciara para sábado, em Lisboa, foi cancelado devido à COVID-19.
A poesia de Bob Dylan, Patti Smith, Elvis Presley, Johnny Rotten, Leonard Cohen, David Byrne e Laurie Anderson sobe, na sexta-feira, ao palco do Rivoli, acompanhada de rock, para oferecer ao público estas palavras poéticas, na língua materna.
O Museu Coleção Berardo, em Lisboa, abriu uma nova apresentação da exposição permanente, onde foi criado um núcleo para a arte no feminino, com o contributo para uma nova consciência crítica contra a segregação de género na produção artística.
O mais recente espetáculo para crianças do projeto Boca Aberta do Teatro Nacional D. Maria II, “Onde é a guerra?”, estreia-se, no sábado, neste teatro de Lisboa.
O encenador e realizador de cinema Jorge Silva Melo lê, no domingo, às 16h00, no Teatro Aveirense, “O senhor Biedermann e os incendiários”, um texto clássico do escritor suíço Max Frisch (1911-1991).
O Festival Guitarra D’Alma vai decorrer de 6 a 14 deste mês, em Almeirim, com menos espetáculos e menos lugares para espectadores que nas edições anteriores devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19.
A Biblioteca Municipal de Rio Maior tem patente, até dia 26, a exposição “Amália Rodrigues e Fernanda de Castro – evocação de uma amizade”, que celebra os 100 anos de nascimento da fadista e os 120 da poetisa e romancista.
A atriz Ana Sofia Paiva e o cantor e compositor Marco Oliveira propõem, em diferentes espaços museológicos de Lisboa, "um percurso de histórias e lendas com narração e leitura de contos populares", que tem início no próximo fim de semana, no Teatro Romano.
O primeiro disco em nome próprio de João Pedro Coimbra, compositor e letrista dos Mesa e colaborador dos Três Tristes Tigres, é editado na próxima sexta-feira.
O Teatro Maria Vitória, em Lisboa, anunciou hoje a suspensão de todos os espetáculos, por causa da pandemia de COVID-19, e apelou ao apoio da ministra da Cultura, sob pena de fechar de vez.
O espetáculo "Língua", de Cátia Pinheiro, José Nunes e Diogo Bento, sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto, no Porto, de 5 a 8 de novembro, numa criação que "procura combater o fonocentrismo" e dar "voz" aos gestos.
O novo livro da escritora Isabel Allende, "As Mulheres da Minha Alma", é publicado em Portugal na quinta-feira, em simultâneo com em Espanha e América Latina, anunciou a Porto Editora.
A atuação do fadista Ricardo Ribeiro na quinta-feira no Lapo, em Lisboa, foi adiada devido a uma gripe sazonal que afeta a voz do músico, anunciou hoje aquele espaço.
A cidade mexicana de Guadalajara foi nomeada Capital Mundial do Livro para 2022, pela UNESCO, devido ao seu abrangente plano de políticas em torno do livro, para desencadear mudanças sociais, combater a violência e construir uma cultura de paz.
A ópera cómica "Il Mondo della Luna" (1765), de Pedro António Avondano, recuperada pelo cravista e regente Marcos Magalhães, foi gravada pela primeira vez e disponibilizada em álbum, depois da estreia moderna em concerto.