A quarta edição do festival de cinema Porto Post Doc começa hoje, subordinada ao tema do Arquivo, com o checo Miroslav Janek em foco, além de Peter Mettler e da celebração dos 100 anos de Jean Rouch.
O cantor Tony Carreira é ouvido hoje por uma juíza do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, no âmbito do processo em que é acusado pelo Ministério Público de plagiar 11 músicas, seguindo-se o debate instrutório.
O filme "Farpões Baldios", de Marta Mateus, que reflete sobre ruralidade e trabalho, conquistou o Grande Prémio do Hiroshima International Film Festival, no Japão, anunciou hoje a Portugal Film - Agência Internacional de Cinema.
O ministro da Cultura lembrou hoje o “enorme legado” deixado pela harpista e compositora Clotilde Rosa, que morreu na sexta-feira, considerando que a artista “transformou o panorama musical e do ensino em Portugal”.
Vinte e duas pessoas ficaram feridas esta noite quando colapsou uma parte do chão de uma discoteca de Tenerife, nas Ilhas Canárias, revelaram as autoridades locais.
A banda portuense Hitchpop lançou o primeiro disco, homónimo, depois de ter começado a atuar em concertos há cinco anos, o que deu às músicas “forma, músculo, definição e direção”, disse à Lusa o baixista, Miguel Ramos.
Uma edição das obras completas do escritor Vitorino Nemésio, em 16 volumes, vai ser lançada a partir de 2018, numa iniciativa da editora Companhia das Ilhas, em parceria com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, foi hoje anunciado.
O pianista portuense Vasco Dantas apresenta-se em recital a solo no sábado em Manchester, num programa com peças de dois compositores portugueses, completando o primeiro ciclo promovido pela associação Sonoris Causa.
O filme "Tesnota", do jovem realizador russo Kantemir Balagov, venceu o Prémio de Melhor Filme Jaeger-Lecoultre do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), foi hoje anunciado, em Lisboa.
Aldous Harding, Cigarettes After Sex, Everything Everything e Paulo Bragança foram alguns dos artistas que atuaram no segundo e último dia do Vodafone Mexefest.
O festival Caminhos do Cinema Português decorre entre segunda-feira e 03 de dezembro, em Coimbra, contando com a exibição de filmes de Vicente Alves do Ó, João Salaviza, Susana Sousa Dias e Marco Martins, entre outros.
Parece mentira mas é verdade: já se passaram 25 anos desde que “Aladdin” esvoaçou até às salas de cinema de todo o mundo e se tornou o filme animado de maior sucesso até àquela data.
O cante alentejano tornou-se um "novo atrativo" para o Alentejo com a classificação como Património da Humanidade, há três anos, que permitiu criar um movimento para o salvaguardar, mas "ainda há muito a fazer", segundo promotores da candidatura.
Espetáculos de grupos corais, apresentações de álbuns e livros, conversas, exposições e cinema marcam, desde hoje, as comemorações no Alentejo do 3.º aniversário da classificação do cante alentejano como Património da Humanidade.
Os bebés de "Três Homens e um Bebé" e de outros filmes começaram as carreiras com poucos meses e o seu principal talento era serem giros e sossegados à frente das câmaras. Quase todos têm hoje outras profissões, mas serão para sempre alguns dos mais célebres bebés do cinema.
O escritor José Luís Peixoto vai representar as letras portuguesas na Feira do Internacional do Livro de Guadalajara, que começa hoje e termina no dia 03, com a passagem de testemunho para Portugal, país convidado do certame em 2018.
A atriz espanhola Rossy de Palma recebe hoje, em Lisboa, o Troféu Internacional Artes Cénicas Finalmente Club, numa cerimónia que conta com a presença do secretário de Estado da Cultura e do presidente da Câmara de Lisboa.
A compositora Clotilde Rosa, pioneiras da expressão contemporânea em Portugal, morreu hoje, aos 87 anos, na sua casa, em Lisboa, disse à Lusa Cândido Fernandes, do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.
O Museu do Fado anunciou a celebração da classificação do Fado como Património da Humanidade, pela UNESCO, em parceria com a casa de fados Mesa de Frades, com 24 horas consecutivas de Fado, na próxima segunda-feira.
A cineasta húngara Ildikó Enyedi, que está em Lisboa a propósito do Lisbon & Sintra Film Festival, admitiu à agência Lusa que ainda há desigualdade de género na produção e realização cinematográfica.