O Teatro Experimental do Porto (TEP) comemora, em 18 de junho, 70 anos de existência, trazendo a cena dois espetáculos inspirados no arquivo da companhia, nos quais destaca o papel da mulher e dá voz às 'micro-histórias'.
A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, acredita que a homenagem a Lisboa na próxima Feira do Livro de Buenos Aires vai resultar numa aproximação cultural que levará leitores argentinos a descobrirem os novos escritores portugueses.
O município de Óbidos, no distrito de Leiria, promove, durante o mês de junho, um festival de teatro, com peças feitas pela comunidade e pelas escolas do concelho.
A Companhia de Ballet de Kiev vai regressar a Lisboa com o bailado “O Lago dos Cisnes”, de 1 a 3 de dezembro, "como antítese à desarmonia da guerra vivida na Ucrânia", segundo a UAU, promotora dos espetáculos a apresentar no Teatro Tivoli.
O aniversário do nascimento da artista Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) vai ser celebrado no dia 13 de junho com uma programação de diversas atividades culturais intitulada “Mundo Bicho”.
O romance “Viver Depressa”, de Brigitte Giraud, é uma “árvore genealógica” do desastre que matou o marido da escritora, mas é sobretudo uma reflexão sobre o “destino”, através da análise da cadeia de acontecimentos improváveis que, todos juntos, levaram àquele desfecho.
A novela gráfica “Pardalita”, da autora portuguesa Joana Estrela, foi eleita o melhor livro para a infância e juventude pelo Grémio de Livreiros da Catalunha, em Espanha, anunciou a organização.
Porta dos Fundos regressam a Portugal com "Portátil” e convidam Inês Aires Pereira para o espetáculo de improvisação.
Em julho, "Portátil" vai passar por Lisboa, Fato, Tróia, Porto, Braga e Coimbra. Inês Aires Pereira junta-se ao coletivo brasileiro em todos os espetáculos.
A programação de verão em Santarém arranca dia 17 com um “brinde solsticial” e o festival de folclore “Da aldeia à cidade”, primeira de mais de uma centena de “propostas para todos os gostos” agendadas até 23 de setembro.
O Ministério da Cultura atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, de acordo com um despacho publicado hoje em Diário da República.
A autora do romance “Mrs. March” considera ridículo e perigoso reescrever obras consideradas polémicas à luz da atualidade porque a arte não deve ser alterada.
Duas das mais celebradas pinturas de Paula Rego (1935-2022) vão estar expostas a partir de hoje, pela primeira vez, na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para prestar homenagem e assinalar um ano da morte da artista.
A artista plástica Joana Vasconcelos descreveu o edifício de 12 metros de altura em forma de bolo de noiva que vai inaugurar em Inglaterra como algo "que está entre a pastelaria e a arquitetura”.
O município de Idanha-a-Nova vai recorrer da decisão judicial que o condenou a pagar mais de 300 mil euros à artista plástica Cristina Rodrigues pelo facto de as obras de arte que lhe foram devolvidas estarem “inutilizadas”.
O escritor e comentador Pedro Mexia estreou-se no texto para teatro com um drama familiar que gira em torno de um futuro casamento, a acontecer na Suécia como a concebe, apesar de nunca a ter visitado.
“As Mulheres do Meu País”, obra emblemática de Maria Lamas que traça um retrato da condição socioeconómica feminina no Portugal dos anos 1940, vai ser reeditada conforme o original, nos 75 anos da primeira edição, a partir de quarta-feira.