O livreiro José Pinho, fundador da Ler Devagar, morreu na quarta-feira, aos 69 anos, no Hospital CUF, em Lisboa, vítima de doença oncológica, confirmou à Lusa fonte da família.
Os Commedia a La Carte voltam a juntar César Mourão, Carlos M. Cunha e Gustavo Miranda para um novo espetáculo de humor de improviso, “Divina Commedia”, que será levado a Lisboa, Porto, Funchal e Leiria, anunciou a produtora Aquele Abraço.
A Feira do Livro de Lisboa vai prolongar-se por mais dois dias, até 13 de junho, respondendo ao desafio lançado pelo presidente da câmara na cerimónia de inauguração, o que permitirá reagendar eventos que tinham sido cancelados.
No centenário do nascimento de Mário-Henrique Leiria, a Biblioteca Nacional inaugura na quinta-feira uma exposição dedicada ao escritor e pintor surrealista, que põe em destaque a diversidade da sua produção, partindo das suas próprias palavras e traço.
O 5.º aniversário do Lu.Ca – Teatro Luís de Camões, em Lisboa, começa a ser celebrado na quinta-feira, com uma programação que inclui ópera, uma exposição, oficinas e leituras encenadas e se estende até ao dia 18.
A Cordoaria Nacional, em Lisboa, vai acolher este ano uma exposição que celebra a arte de rua, do graffiti à arte urbana, com obras criadas para aquele local por 18 artistas portugueses e estrangeiros, foi hoje anunciado.
"Minha Querida Favorita", o segundo livro da escritora neerlandesa Marieke Lucas Rijneveld, vencedora do Man Booker Prize 2020, chega às livrarias pela Leya, chancela Dom Quixote.
O Teatrão de Coimbra vai apresentar, em junho, a sua nova criação, que promete expor os verdadeiros “incendiários” da democracia, num espetáculo teatral, carregado de ironia, que leva ao mesmo palco intérpretes com deficiência visual e normovisuais.
“Pérola Sem Rapariga” é o primeiro de um díptico que resulta do encontro entre a encenadora Zia Soares e a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, que juntas construíram este espetáculo sobre o corpo e a obsessão de olhar.
O presidente da Câmara de Abrantes disse na sexta-feira que foi um “orgulho imenso” ver o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA) ser distinguido com o Prémio Museu do Ano 2023, um reconhecimento “justo” pelo trabalho de muita gente.
Escritores e representantes do setor editorial defenderam esta sexta-feira que a Inteligência Artificial (IA) não conseguirá replicar a criatividade do ser humano, durante um debate sobre as oportunidades e os riscos do surgimento destas novas ferramentas.
O Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA), no distrito de Santarém, foi hoje distinguido com o Prémio Museu do Ano 2023, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), anunciou a organização.
“Police Machine”, um texto e encenação de Joseph Danan, é o espetáculo que o Teatro da Rainha leva sábado e domingo à sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada.
O espetáculo “De volta às plantas”, de Filipa Francisco, é um percurso pela natureza que vai ser apresentado em Vila Nova de Cerveira e Melgaço com o contributo de pessoas dos dois municípios do Alto Minho.
O Cineteatro Capitólio, em Lisboa, vai passar a ser gerido pela empresa municipal EGEAC, depois de seis anos nas mãos da promotora Sons em Trânsito, confirmou hoje à Lusa a EGEAC.
O próximo festival de banda desenhada AmadoraBD vai decorrer de 19 a 29 e outubro e o tema central será “Clássicos Intemporais”, anunciou hoje a câmara municipal.
O ensaísta nigeriano Sakiru Adebayo, especialista em literatura africana, venceu a segunda edição do Prémio Amílcar Cabral, anunciou hoje a organização.
A Feira do Livro de Lisboa abriu na quinta-feira com os livreiros a esperarem uma faturação que confirme o crescimento do mercado e a apostarem nos jovens impulsionados pelas redes sociais, apesar do receio da chuva e do novo calendário.
O livro "Volta aos Açores em Quinze Dias", do jornalista José Pedro Castanheira, editado pela Tinta-da-China, venceu o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Cinco profissionais desempregados ganharam temporariamente trabalho e são as ‘estrelas’ de uma peça de teatro, com estreia marcada para sexta-feira em Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, que procura retratar “uma sociedade orientada para a produtividade”.