"Tenho-me sentido vazio. Há nestes dias em mim um lugar oco, como se me tivessem roubado alfo que queria guardar com muita força e não fui capaz", confessou o ator.
historiador, poeta e diplomata Alberto da Costa e Silva, Prémio Camões 2014 e considerado o maior especialista brasileiro em História de África, morreu este domingo, aos 92 anos, no Rio de Janeiro, anunciou a Academia Brasileira de Letras.
O livro “Prophet Song”, do escritor irlandês Paul Lynch, passado numa Irlanda sob um regime autoritário, conquistou a edição deste ano do prémio Booker, anunciou a organização.
Sean Combs, estrela do rap americana, foi acusado por outras duas mulheres de agressão sexual, após o acordo alcançado na semana passada com a cantora Cassie, que também o denunciou por violação e maus-tratos físicos.
Condenada na passada segunda-feira, 20 de novembro, a pagar uma multa de mais de 7 milhões de euros por fraude fiscal em Espanha, a estrela colombiana Shakira entregou 6,6 milhões de euros noutro processo contra ela, informaram os seus representantes esta sexta-feira, 24 de novembro.
A peça "Província", com estreia marcada para sexta-feira, em Ponte de Lima, é uma homenagem à mulher do Minho, inspirada em figuras femininas de lendas da região, que questiona o público sobre identidade, legado e tradições.
O romance vencedor do Pulitzer e do Women’s Prize for Fiction deste ano, “Demon Copperhead”, que recria “David Copperfield”, de Charles Dickens, mergulhando no mundo dos opiáceos e das desigualdades sociais nos EUA, foi publicado esta semana em Portugal.
O Ministério Público pediu hoje penas suspensas, todas inferiores a cinco anos, para três arguidos acusados de homícidio no caso do acidente que vitimou Sara Carreira, condenando as respetivas condutas por terem “assobiado para o lado” sem mostrar arrependimento.
O Governo criou um programa especial de bolsas de criação literária para ensaios centrados na temática do 25 de Abril de 1974, a propósito dos 50 anos da revolução, que se celebram em 2024, cujo regulamento foi hoje publicado.
O funeral do encenador Carlos Avilez parte sábado, pelas 14h00, do Teatro Municipal Mirita Casimiro, em Cascais, para o cemitério da Guia, anunciou hoje a Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC).
Mais de 1.200 pessoas já assinaram uma petição pública endereçada ao presidente da Câmara de Cascais e ao ministro da Cultura solicitando-lhes que o Auditório da Academia de Artes do Estoril seja renomeado para Auditório Carlos Avilez.
O escritor José Rentes de Carvalho vai ser hoje agraciado, em Santo Tirso, no distrito do Porto, com o prémio Personalidade do Norte 2023, divulgou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
O Teatro Experimental de Cascais (TEC) suspendeu, até ao fim do mês, as representações da última encenação de Carlos Avilez, "Electra", estreada no sábado na Academia de Artes do Estoril, anunciou hoje a companhia, na rede social Instagram.
A artista Kapwani Kiwanga, premiada em 2020 com o Prémio Marcel Duchamp, inaugurou hoje em Serralves, Porto, a sua primeira exposição em Portugal, “Onde o sal e a água doce se encontram e as árvores sinuosas filtram o sol".
O “encontro anual” do “projeto comunitário multidimensional” Waking Life está agendado para junho, no Crato, e conta com Ben UFO, Marcellus Pittman e Mama Snake entre as primeiras confirmações, anunciou hoje a organização.
O Teatro Nacional D. Maria II deverá reabrir ao público no início de 2025, um ano depois do prazo inicialmente previsto, estimando-se que as obras estejam concluídas em outubro de 2024, disse hoje o seu administrador.
Tal como aconteceu com o ator Nuno Lopes, a ação judicial foi apresentada perto do prazo de lei que permite às vítimas de violência sexual apresentar queixas de agressão sexual já prescritas.
A exposição “Extravagâncias”, a maior mostra individual de Joana Vasconcelos no Brasil, está patente a partir de hoje no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, “um museu mítico da cena de arte contemporânea internacional”, disse a artista portuguesa.
O Theatro Circo, em Braga, está à procura de participantes para o espetáculo “Calma, é só amanhã!”, que vai ser levado ao palco daquela sala no dia 24 de abril de 2024 para assinalar os 50 anos da Revolução de Abril.