A Companhia Paulo Ribeiro vai estrear a coreografia "Summer’s Almost Gone" inserida num programa que irá apresentar a 23 e 24 de fevereiro, na Academia de Artes do Estoril, concelho de Cascais, anunciou esta entidade.
A Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia, dinamiza no próximo dia 2 de março um curso de “Escrita e Imaginação” com o escritor Gonçalo M. Tavares.
A primeira biografia completa do escritor Ferreira de Castro, precursor do neorrealismo em Portugal, contendo informação e iconografia inédita, vai ser publicada pelo centro de estudos dedicados ao autor, que apresenta no sábado o primeiro de quatro volumes.
Um espetáculo de teatro poético e visual é apresentado, sábado e domingo, no concelho de Odemira, para levar o público a fazer uma reflexão sobre a vida das pessoas em situação de sem-abrigo.
O programa das comemorações deste ano do 25 de Abril da Câmara de Santarém pretende não só celebrar os 50 anos da democracia, mas também a memória e os feitos do capitão Salgueiro Maia, revelou hoje o município.
De repente, no apagar das luzes, um boneco com longos cabelos brancos, sentado de costas para o público e a segurar uma placa a indicar “vendo ouro”, desaparece para dar lugar a um cérebro (ou uma pedra?) gigante posto no centro do palco. Depois, os presentes são convocados como um rebanho para uma
A Rádio Zip, que funciona a partir da freguesia de Marvila, em Lisboa, garante aos jovens “uma voz ativa”, que lhes permite “comunicar da maneira como querem aquilo que sentem”, realça Bruno Batista, um dos fundadores.
O Dia Internacional dos Museus vai sublinhar este ano o papel destas instituições culturais na inclusão através de "uma experiência educativa holística", anunciou o Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), promotor do evento a nível mundial.
O musical “A madrugada que eu esperava”, idealizado e protagonizado pelas cantoras Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco, que lembra que “o direito da Liberdade implica o dever da memória”, estreia-se hoje no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
A Feira do Livro de Leiria vai crescer em 2024, com uma programação pensada por Isabel Lucas e Nuno Artur Silva, inspirada na liberdade e nos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, anunciou a Câmara.
Os Caretos de Podence saíram à rua no Domingo Gordo e mesmo com chuva muitos jovens vestiram o fato, garantindo a continuação da festa que é património da UNESCO.
No palco ou por detrás do pano, Manuela Soeiro soma 50 anos dedicados às artes cénicas, dos 79 que neste ano completou, mas há ainda forças para novos desafios: lançar a primeira escola independente de teatro no país.
O encenador Nuno Cardoso está a adaptar para o palco o livro “Fado Alexandrino”, de António Lobo Antunes, que considera “a grande obra dos últimos 50 anos da literatura portuguesa”, num espetáculo dedicado ao pai a estrear-se em abril.
Duas ativistas climáticas atiraram hoje sopa contra o quadro 'Le printemps' (Primavera) do famoso pintor francês impressionista Claude Monet, exposto no Museu de Belas Artes de Lyon, em França.
Hugo Gonçalves, autor de um romance sobre o 25 de Abril, considera a literatura uma ferramenta fundamental para a democracia, mas tem dúvidas do seu uso e alerta para a fragilidade da liberdade e do que custou 50 anos a conquistar.
Benoît Jacquot e Jacques Doillon, considerados herdeiros da Nouvelle Vague, foram acusados de abusos sexuais, juntando-se a nomes como Luc Besson, Nicolas Bedos, Philippe Garrel e Gérard Depardieu.
O Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM) abre no final deste ano, refere a gestão daquele espaço num comunicado no qual anuncia uma distinção recebida hoje, nos prémios britânicos Surface Design Awards.
O escritor Sylvain Tesson e o ator Gérard Depardieu são alvos recentes num debate sobre a "cultura do cancelamento" cultural tem agitado a França, a que se juntou a nova ministra da Cultura Rachida Dati.