A Cinemateca Portuguesa vai poder contratar trabalhadores e comprar equipamento para digitalização de obras fílmicas, com um apoio financeiro europeu de 880 mil euros, disse a ministra da Cultura, Graça Fonseca, à agência Lusa.
O poeta escocês Edwin George Morgan, considerado um dos mais importantes do seu país, vai ter pela primeira vez um livro publicado em Portugal, a antologia poética “Última mensagem”, editada pela (não) edições.
O romance "Eu Solidão", da autoria de Maria Luísa Santos, de 68 anos e natural do Porto, é a obra vencedora da segunda edição do Prémio Literário Joaquim Mestre, foi hoje anunciado.
O recital da pianista Maria João Pires, no dia 21 de março, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, "terá um convidado especial, o Coro Infantojuvenil da Universidade de Lisboa", anunciou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian.
O livro “As provadoras de Hitler”, de Rosella Pastorino, numa tradução de Cristina Rodrigues e Artur Guerra, chega ao mercado nacional na terça-feira, anunciaram as Publicações D. Quixote.
O Trigo Limpo Teatro ACERT vai estrear, no dia 27 de março, o espetáculo “Terra”, recorrendo à ironia para tratar um tema sério e provocar a reflexão, disse hoje o encenador da peça, na apresentação da temporada da companhia.
O músico brasileiro Lenine anunciou quatro datas de atuação em Portugal, em junho, para apresentação do seu mais recente álbum, “Em Trânsito”, editado no ano passado.
O guitarrista, autor e produtor checo Ivan Kral, que tocou com Patti Smith, Iggy Pop e David Bowie, morreu no domingo aos 71 anos, disse a sua mulher nas redes sociais.
A herança açoriana de Devin Nunes, lusodescendente que representa o 22.º distrito da Califórnia, "molda a forma como ele vê a América", disse à Lusa Lee Smith, autor de um livro sobre o congressista.
O lusodescendente Devin Nunes, líder do Comité de inteligência da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, é novamente o pretexto para um novo livro de Lee Smith, que pretende publicar “nos próximos meses” uma sequela.
A antestreia diária de 12 filmes, a exibição de sete documentários e a presença de quatro realizadores vão assinalar, de 5 a 16 de fevereiro, as comemorações do terceiro aniversário de regresso do Cinema Trindade, no Porto.
O disco de estreia, homónimo, dos Miramar, dupla formada pelos guitarristas Peixe e Frankie Chavez, é candidato ao prémio de melhor álbum europeu do ano, atribuído pela Associação de Empresas de Música Independente (IMPALA).
O Ballet do Teatro Nacional da Croácia apresenta, a 8 de fevereiro, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado “Morte em Veneza”, coreografia de Valentina Turcu inspirada na novela homónima de Thomas Mann, informou a Companhia Nacional de Bailado.
A ilustradora portuguesa Inês Viegas Oliveira foi selecionada para a exposição de ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha, em março, em Itália, e prepara o primeiro livro ilustrado para a infância, a editar pela Bruaá.
O projeto Vibra, do compositor João Pedro Coimbra, vai apresentar o álbum de estreia, com gravações a realizar no Parque de Serralves, entre outros espaços portuenses, em junho, em Lisboa e no Porto.
As histórias pessoais de cada um dos oito intérpretes do espetáculo é o tema da peça “Despidos”, que o teatro Contra-Senso estreia este sábado na Biblioteca de Marvila, em Lisboa.
Seis contadores da Argentina, Brasil, Itália e Portugal participam na segunda edição do Encontro Internacional de Contadores de Histórias, que leva a Leiria e a quatro concelhos vizinhos histórias tradicionais e contemporâneas dos seus países.
As mostras coletivas “Faraós Superstars” e “Esculturas Infinitas - Do Gesso ao Digital” são duas das exposições temporárias incluídas na programação do Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para este ano.
O fadista Pedro Moutinho apresenta, no próximo dia 7 de fevereiro, no Convento São Francisco, em Coimbra, o seu mais recente álbum, “Um Fado ao Contrário".
O músico brasileiro Zeca Pagodinho estreia-se, no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 22h00, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, apresentando o espetáculo “Roda de Samba do Zeca”.
A cidade da Guarda é candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027 com o objetivo de "alavancar o desenvolvimento local, regional, nacional e europeu", disse hoje à agência Lusa o presidente do municipio.
A equipa que lidera a candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027 ambiciona que o projeto possa transformar a região, social e culturalmente, colocando na agenda problemas com que se deparam as cidades.
A cidade de Braga apresenta como "trunfo" para ser Capital Europeia da Cultura em 2027 uma "marca identitária única", caracterizada pelo "cunho de vários períodos da história", pelo património religioso, contrastando com o "modernismo e juventude" que ostenta.