A Associação Portuguesa de Escritores (APE) organiza, na próxima terça-feira, às 18h00, uma homenagem a José Saramago, no Palácio Galveias, em Lisboa, no âmbito do centenário do nascimento do autor de "Memorial do Convento", único autor de língua portuguesa distinguido com um Nobel da Literatura.
O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) vai “esvaziar” as reservas da coleção que lhe dá nome para colocar um total de 1.128 peças em diálogos adjetivados como “heteróclitos” num museu refeito para se repensar.
O orçamento para aquisição de obras para a coleção de arte contemporânea do Estado português vai aumentar para um milhão de euros no próximo ano, anunciou o primeiro-ministro na quarta-feira, indicando que estas obras vão estar em exposições pelo país.
A escritora francesa Annie Ernaux, Nobel da Literatura 2022, recusa a classificação de “autoficção” para a sua obra, mas a autora trouxe para a escrita a sua própria vida enquanto afirmação política da mulher.
O festival Amplifest regressa ao Porto em dois fins de semana, primeiro de sexta-feira a domingo e, depois, de 13 a 15 de outubro, com um cartaz “ainda mais arrojado” e diverso na edição “mais necessária de sempre”.
O festival de cinema DocLisboa começa hoje com uma atuação de Lula Pena e com o filme "Terminal Norte", da realizadora argentina Lucrecia Martel, num "momento que expande os limites do ecrã e cruza o cinema com a música".
Os First Breath After Coma (FBAC) estão até ao final do mês em residência artística numa aldeia do concelho de Vila Real a preparar músicas que farão parte do novo disco, a lançar em 2023, anunciou a banda.
A exposição “Miragem”, criada por Joana Magalhães para explorar três formas de dialogar com o fim, a “extinção da ficção, a extinção da preguiça e a extinção do processo do luto”, é inaugurada na sexta-feira na Culturgest no Porto.
A necessidade de entendimento e de comunicação, sem pretensiosismos nem artificialismos, é o ponto de partida do conflito existente na peça “Zoo Story”, de Edward Albee, que se estreia na quinta-feira, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
O novo romance de Lídia Jorge, “Misericórdia”, nas livrarias na próxima terça-feira, é “um livro sobre o esplendor da vida” e a “crença em valores”, disse a escritora à agência Lusa.
A nova obra para orquestra sinfónica de António Pinho Vargas, “Oscuro” (2022), uma encomenda da Casa da Música, é estreada, na sua sala principal, a 15 de outubro, pela Orquestra Sinfónica do Porto (OSP).
Desenhos inéditos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC) que foram descobertos num sótão em finais de 2021, abrangendo um período de 200 anos, são revelados num catálogo digital.
O edifício da antiga União Elétrica Portuguesa, em Almada, será palco da exposição “Viver entre o que é deixado para trás”, uma viagem fotográfica do fotojornalista Mário Cruz, que mereceu uma distinção no World Press Photo.
O escritor ucraniano Andrei Kurkov escreveu um romance sobre um apicultor que viaja com as suas abelhas pelo território devastado do conflito no Donbas, muito antes da invasão russa, apenas para dar voz às pessoas esquecidas da “zona cinzenta”.
O fadista Camané atua no grande auditório do Centro Cultural de Belém em Lisboa, no próximo dia 14 de outubro, no âmbito do ciclo “Há Fado no Cais", numa parceria com o Museu do Fado.
A carreira da norte-americana Cindy Sherman pode ser vista ao longo das quase 100 imagens de "Metamorfoses", a nova exposição do Museu de Serralves, que encerra com uma obra inédita da artista, criada para esta mostra.
O escritor Gonçalo M. Tavares será homenageado no Books & Movies - Festival Literário e de Cinema de Alcobaça que, entre os dias 15 e 27, promoverá na cidade cerca de 190 iniciativas.
O novo livro de aventuras do cowboy Lucky Luke, "A Arca de Rantanplan", com argumento de Jul e desenho de Achdé, tem edição a 21 de outubro, em simultâneo em vários países, incluindo Portugal pela editora Asa.
O músico e produtor português Branko estreia, a 21 de outubro, o evento "Lisboa na Zona", com mais de nove horas dedicadas "ao que de melhor se faz no género da eletrónica global em Lisboa", revelou a Arruada.
Michel Houellebecq, Anne Carson, Annie Ernaux, Adonis, Ngugi Wa Thiong’o e Salman Rushdie são alguns dos escritores apontados pelas casas de apostas como principais candidatos ao Prémio Nobel da Literatura de 2022, a atribuir na próxima quinta-feira, em Estocolmo.
A companhia Peripécia Teatro estreia a 21 de outubro, na aldeia de Benagouro, Vila Real, a peça “HÚÚÚMUS!!!”, uma história que realça a importância das minhocas nos ecossistemas e alerta para a proteção ambiental.
O projeto Arte Box, organizado pelo Arte Institute, irá expor a partir de 7 de outubro obras de conceituados artistas portugueses no Aeroporto Internacional Washington Dulles, na capital norte-americana, e no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
A fadista Mariza voltará a Nova Iorque em abril de 2023, com quatro noites de espetáculos no The Town Hall, com a participação de Ney Matogrosso, Matias Damásio e da Orquestra Cesária Évora.
As expectativas de reforços de apoio financeiro aos setores culturais da dança e das artes visuais, no próximo Orçamento do Estado (OE 2023) são elevadas, mas existem receios que “desapareçam” num contexto económico difícil, segundo os seus representantes.