O desenhador português Filipe Andrade editou em Portugal a novela gráfica “As Muitas Mortes de Laila Starr”, com argumento de Ram V, que capta um certo “espírito de um tempo” de agora, contou à agência Lusa.
A peça "Valha-nos Aristófanes", pelos catalães Els Joglars, abre hoje o Festival de Almada, que inclui 20 espetáculos, oito nacionais e doze estrangeiros, duas estreias de companhias portuguesas e produções dos encenadores Peter Stein e Declan Donnellan.
O escritor Joel Neto apresentou na segunda-feira uma queixa contra o chefe de gabinete da secretária da Educação e Assuntos Culturais do Governo dos Açores, acusando-o de ameaças após o lançamento de um livro sobre a pobreza na região.
A monstruosidade de Pantagruel, personagem central da pentalogia de Rabelais, do século XVI, deu mote à peça “O Livro de Pantagruel”, com texto e encenação de Ricardo Neves-Neves, a estrear-se na quinta-feira no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, afirmou hoje que o arraial que precede a Marcha do Orgulho LGBTI+, agendado para sábado, pode realizar-se na Alameda das Fontaínhas, mas não contará com o apoio do município.
O músico Dino d’Santiago, o escritor Mia Couto e a investigadora Maria Inácia Rezola vão debater o tema “Descolonizar as Mentes e a Cultura” na próxima terça-feira, em Oeiras, no âmbito do ciclo de conversas “Nómadas do Pensamento”.
As saudades de Portugal e a vontade de que as filhas aprendessem português levaram a luso-americana Andrea Nunes, nascida no estado norte-americano de Nova Jérsia, a lançar a série de livros infantis “Stella Learns Portuguese”.
Um dos últimos retratos criados pelo pintor austríaco Gustav Klimt (1862-1918) foi vendido em leilão, na terça-feira, por 85,3 milhões de libras (98,7 milhões de euros), atingindo assim um recorde para uma obra de arte leiloada na Europa.
O ator Ivo Canelas regressa ao palco para uma última temporada da peça “Todas as coisas maravilhosas”, que vai levar a cidades como Bragança, Lisboa, Luanda, Ponta Delgada e Funchal até novembro, foi hoje anunciado.
O ator americano chegou na manhã de quarta-feira para o início de um julgamento muito aguardado por 12 agressões sexuais contra vários homens entre 2001 e 2013.
Os autores Joana Estrela, José Luís Peixoto, Lídia Jorge e Yara Monteiro vão representar Portugal na Feira do Livro de Guadalajara deste ano, que vai ter a União Europeia (UE) como convidada, anunciou hoje a organização.
“A Psicologia da Estupidez na Política”, organizada pelo psicólogo francês Jean-François Marmion e que inclui contribuições dos portugueses Adelino Cunha e do Jovem Conservador de Direita, é lançado pela Saída de Emergência, chancela Desassossego.
Quarenta concertos e quatro bailados marcam a programação do Cistermúsica, festival com que Alcobaça dedica um mês à música clássica no feminino para corrigir a “injustiça de que as mulheres compositoras foram alvo ao longo dos séculos”.
A artista plástica Marília Viegas, um dos nomes fundadores da Galeria Diferença, em Lisboa, morreu na quinta-feira, aos 81 anos, disse hoje à agência Lusa o presidente da direção da Sociedade Nacional de Belas-Artes, João Paulo Queiroz.
"Portugal in Soho" será o primeiro de três eventos organizados pelo Arte Institute que visam celebrar a cultura portuguesa em Nova Iorque e que, já no domingo, homenageará os primeiros portugueses a chegar aos Estados Unidos.
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa lamentou hoje a morte do ator Luís Aleluia, aos 63 anos, recordando o seu “talento, empatia e capacidade de conquistar o público de várias idades”.