Centenas de iniciativas, sobre a vida e a obra de Natália Correia, vão realizar-se nos próximos meses, em todo o país, do Norte aos Açores, para assinalar o centenário do nascimento da escritora a 13 de setembro de 1923.
O ator português Ivo Canelas considera que reconhecer a fragilidade “é um ato de coragem”, a propósito do seu monólogo, em cena em Luanda, defendendo que o teatro serve também para abordar assuntos tabu como suicídio ou depressão.
Um romance e contos inéditos do poeta, compositor e cantor Leonard Cohen, escritos entre 1956 e 1961, estão entre as novidades da Relógio d’Água, a sair até ao final do ano, divulgou na sexta-feira a editora.
O escritor Álvaro Magalhães, com mais de 40 anos de atividade literária, estreia-se na narrativa para o público pré-escolar, com os títulos “Para onde foi o verão” e “Monstruário”, anunciouna sexta-feira a Porto Editora, que chancela as obras.
‘Reviver de memórias perspetivando o futuro’ é assim que é esperada a reabertura do Cine-Teatro Turim, em Benfica, depois de mais de uma década de portas fechadas, no mês em que assinala os 40 anos de vida.
A exposição “Natália Correia e António Quadros, Amigos, Intelectuais, Juntos na chegada, Juntos na partida” é inaugurada na próxima segunda-feira, às 15h00, na Fundação António Quadros, no edifício da Biblioteca Municipal de Rio Maior, no distrito de Santarém.
Investigação da revista Rolling Stone sobre os bastidores de um dos principais 'talk-shows' noturnos da televisão dos EUA teve bastante impacto na indústria.
O ex-jornalista José Jorge Letria recuperou uma entrevista que fez ao escritor Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013) para “O Livro Aberto de Uma Vida Ímpar”, e publica uma nova edição da obra na próxima terça-feira, para assinalar o centenário do escritor.
A exposição de pintura "Entre Os Bichos", de José Grazina, é inaugurada a 14 de setembro, às 18h00, na Biblioteca Camões, em Lisboa, onde permanecerá até 13 de outubro, anunciou aquele espaço cultural.
Os 50 anos da criação do Movimento dos Capitães vão ser assinalados no sábado, no Monte do Sobral, em Alcáçovas, Viana do Alentejo, numa iniciativa que marca uma nova fase das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.
O ministro Pedro Adão e Silva considerou hoje que a cultura pode ser o elevador social do século XXI, como a educação foi no século anterior e manifestou-se cético sobre “qualquer medida de rendimento básico”.
Artigo de investigação da revista Rolling Stone descreve um ambiente de trabalho tóxico que existe "há anos" num dos principais 'talk-shows' noturnos da televisão dos EUA.
Um livro de histórias de Pedro Almodóvar, o romance vencedor do Pulitzer 2023, uma banda desenhada de Marjane Satrapi em homenagem a Mahsa Amini e um ensaio de Djaimilia Pereira de Almeida são algumas novidades da rentrée da Penguin.
A Bienal de São Paulo, no Brasil, dá hoje início à sua 35.ª edição, sob o tema “Coreografias do Impossível”, com mais de 100 artistas participantes, entre os quais os portugueses Carlos Bunga e Raquel Lima.
Cineasta acha errado que o agora suspenso presidente da federação espanhola de futebol perca o seu emprego por causa do que aconteceu na final do Campeonato do Mundo.
Cerca de 100 títulos serão editados pelo grupo que junta Bertrand Editora, Quetzal, Temas e Debates, Círculo de Leitores, Contraponto, Pergaminho, ArtePlural, GestãoPlus, Verso de Kapa e 11x17.
A estreia em Portugal do escritor italiano Marco Balzano, com o romance “Eu Fico Aqui”, e o regresso de uma das principais obras de Margaret Atwood, “Olho de Gato”, há muito esgotada, são os destaques da Bertrand Editora, hoje anunciados.