A escritora Dulce Maria Cardoso venceu o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários com o segundo volume de “Autobiografia não autorizada”, revelou hoje a Associação Portuguesa de Escritores.
O "Retrato da senhorita Lieser" de Gustav Klimt, um quadro perdido que reapareceu recentemente, foi vendido esta quarta-feira em Viena por 30 milhões de euros, um recorde para a Áustria, apesar das dúvidas em torno da sua procedência.
A Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que tem Lisboa como convidada de honra, abre hoje com uma mesa que junta dois ilustradores, dois poetas, um romancista e dois autores de banda desenhada, para falarem sobre essa cidade.
“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas.
A Assembleia da República e a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo vão estar abertas ao público durante a tarde do dia 25 de abril, para assinalar o cinquentenário da revolução, com um programa inclui exposições, teatro e música.
A exposição "Pré/Pós - Declinações visuais do 25 de Abril" leva ao Museu de Serralves, no Porto, a partir desta quarta-feira, uma perspetiva dos anos em redor da revolução, em que se passou da libertação desejada à consentida.
A exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-Feira” é inaugurada esta quarta-feira, numa iniciativa da Representação de Portugal junto da União Europeia (Reper) e a Embaixada de Portugal na Bélgica, comemorando os 50 anos de democracia.
A escritora norueguesa Kristin Roskifte venceu, com “Todos contam”, o prémio principal da segunda edição de Selo Caminhos de Leitura, atribuído pelo Observatório de Leitura, anunciou hoje a Câmara de Pombal.
Gabriel Abrantes, Rudolfo Quintas, Cristina Massena, Diogo Bolota e Maria Trabulo estão entre os finalistas do novo Prémio Norberto Fernandes, destinado a artistas portugueses ou residentes em Portugal, anunciou hoje a promotora do galardão.
Uma escultura do capitão Salgueiro Maia assinada pelo artista Vhils (Alexandre Farto) vai ser inaugurada, esta quinta-feira, em Castelo de Vide (Portalegre), terra natal de um dos heróis do 25 de Abril, divulgou a câmara.
O impacto do 25 de Abril nas Artes e o domínio das energias desde o paleolítico até à industrialização são temas de duas das quatro exposições que abrem na quarta-feira no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa.
Alexandre Guimarães e Catarina Palma são os novos animadores da Antena 3 que, na celebração dos 30 anos de existência, apresenta novidades na sua grelha a partir de 29 de abril.
Marcelo Rebelo de Sousa lamentou hoje a morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, considerando que foi uma referência e "elevou a classe" ao longo da sua vida profissional.
O primeiro-ministro reagiu à morte de Pedro Cruz, numa mensagem publicada numa rede social, considerando que “o jornalismo português perde uma das suas referências”.
A coreografia "Bacantes, Prelúdio para uma Purga", da cabo-verdiana Marlene Monteiro Freitas, vai estrear-se no Reino Unido no âmbito do Festival Internacional de Teatro de Londres, que decorre entre 5 de junho e 27 de julho.
O quotidiano de uma criança, numa família de pais separados, é contado num livro infantil ilustrado que aborda o tema da guarda partilhada, de Lara Xavier e Cátia Vidinhas.
O Teatro Viriato reabriu as portas há 25 anos e revolucionou não só a vida cultural de Viseu, mas também a de pessoas que, até hoje, o frequentam, quer em trabalho, quer em lazer.
A peça de teatro “A Tragédia de Aristides Inhassoro”, escrita por Pedro Galiza, vai estrear-se na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, na quinta-feira, para lembrar que ainda há muitas “chagas” da Guerra Colonial por curar.
Nos 50 anos do 25 de Abril, as editoras reforçaram os seus catálogos com obras alusivas à revolução, lançando no mercado romances, ensaios, livros de História, fotografia e até novelas gráficas dedicados ao período que pôs fim à ditadura.
Uma “espécie de clamor”, “pedido de ajuda e inspiração” à geração que fez o 25 de Abril, é como o encenador Pedro Penim define “Quis saber quem sou - um concerto musical” a estrear-se no sábado, em Lisboa.