O futebolista argentino Lionel Messi brilha pela sensibilidade propriocetiva na tomada de decisão, frisa Ricardo Serrado, que apresentou no domingo a segunda edição de uma obra filosófico-científica sobre o vencedor de oito Bolas de Ouro.
O facto de a Companhia de Teatro de Almada receber um só apoio financeiro da Direção-Geral das Artes para programação da estrutura e para o festival de teatro cria-lhe dilemas diários com que "se debate há anos".
A ópera “O Último Canto – Camões e o Destino”, de César Viana, a partir do texto inédito em português “Camões”, de Vassili Jukovski, estreia-se hoje, às 17h00, no Centro Olga Cadaval, em Sintra.
As comemorações do V centenário do nascimento de Luís de Camões arrancam oficialmente hoje, dia em que se assinala também o aniversário da sua morte, estando prevista uma programação que se estenderá até 10 de junho de 2026.
A partir do anúncio que Agustina Bessa-Luís publicou aos 22 anos para se corresponder com “pessoa inteligente e culta”, Joana Bértholo criou uma novela que faz a ponte com a atualidade através de duas jovens e as aplicações de encontros.
O Petit Palais – Museu de Belas Artes de Paris inaugura na quarta-feira, pela primeira vez, uma exposição dedicada à Arte Urbana, que inclui trabalhos dos portugueses Vhils e Add Fuel.
A associação de lojistas, músicos e artistas Alma Stop, do Centro Comercial Stop, no Porto, queixou-se hoje de falta de diálogo por parte da administração e da autarquia, temendo que os músicos não sejam "bem-vindos" no futuro.
A Feira do Livro de Aveiro está de volta à praça do Rossio e ao Mercado do Peixe, a partir de 21 de junho, com 50 expositores e mais de 40 propostas multidisciplinares, anunciou hoje a organização.
A escritora argentina Mariana Enriquez regressa aos contos com o livro “Um Lugar Luminoso para Gente Sombria”, apresentando textos frequentados por violência, miséria e loucura, em que o mal e o sobrenatural espreitam a cada página.
Os desenhos preparatórios da pintura "A Morte de Camões", de Domingos Sequeira (1768-1837), vão estar no centro de uma exposição dedicada ao poeta do século XVI a inaugurar em julho no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.
Quase 70 autores de oito países, como o francês Tardi e o espanhol Miguelanxo Prado, participam no 19.º Festival Internacional de Banda Desenhada (BD) de Beja, que começa esta sexta-feira para mostrar os “universos distintos” da 9.ª arte.
O projeto “Corre, Bebé!”, de Ary Zara e Gaya de Medeiros, é o vencedor da sétima edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, anunciaram hoje os promotores desta bolsa de criação artística.
Memória, quotidiano e a vida como percurso no tempo dão mote a “Blooming”, espectáculo de Marco Martins baseado em “Ulisses”, de James Joyce, e em “A Odisseia”, de Homero, a estrear-se no sábado no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
Um manuscrito integral do romance “O Estrangeiro”, de Albert Camus, foi vendido na quarta-feira, em Paris, por 656 mil euros, anunciou a casa de leilões Tajan.
Os Festivais Gil Vicente iniciam-se hoje, em Guimarães, com a peça “Blackface”, de Marco Mendonça, numa edição que quer mostrar o trabalho teatral de uma “nova geração criativa".
A dupla de "O Resgate do Soldado Ryan" juntou-se aos líderes mundiais nas comemorações do 80.º aniversário do desembarque que mudou decisivamente o rumo da Segunda Guerra Mundial.
O Prémio Literário Hernâni Cidade, instituído pela Câmara de Redondo (Évora), através da biblioteca municipal, conta na edição deste ano com modalidade livre e tem como tema “Lusofonia”, foi hoje divulgado.
O Operafest celebra este ano Camões, com a estreia absoluta de uma cantata performance a partir de “Os Lusíadas”, numa edição que se estenderá de Oeiras a Lisboa, a partir de 22 de agosto, sob o tema “Instinto Fatal”.
A exposição “Quem és tu?", sobre o Teatro Nacional D. Maria, a inaugurar no Museu do Teatro e da Dança, em Lisboa, na quinta-feira, visa mostrar o país, a partir do teatro, e que papel aquele edifício teve ao longo dos tempos.
Os 50 anos do 25 de Abril e os 500 do nascimento de Luís de Camões marcam este ano a presença portuguesa na Feira do Livro de Madrid, com iniciativas com 17 autores a partir de quinta-feira.
O livro “Cigarra”, do autor australiano Shaun Tan, um conto ilustrado sobre trabalho e desumanização, foi publicado em Portugal pela editora Orfeu Negro.