O romance “L’età fragile”, de Donatella Di Pietrantonio, venceu o Prémio Strega 2024, o mais importante galardão literário italiano, e vai ser publicado em Portugal no final deste ano pela Leya, anunciou hoje o grupo editorial.
A milionária Abigail Disney juntou-se a um número crescente de grandes doadores a apelar ao presidente norte-americano para desistir da candidatura à Casa Branca.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, sublinhou hoje, em Braga, o papel fundamental da cultura para a promoção da paz, segurança, bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida.
O prazer, a sexualidade e a identidade sobem ao palco do festival "Fazer a Festa", pela companhia Universo Paralelo, que "entra" nos quartos de dois adolescentes para questionar mais do que responder sobre “o que é isto da adolescência”.
O escritor peruano Mario Vargas Llosa publica na quinta-feira em Portugal o seu último romance, “Dedico-lhe o Meu Silêncio”, com o qual encerra a carreira literária como ficcionista, segundo o próprio, que admite escrever apenas mais um ensaio.
O festival Jardins do Marquês começa hoje, em Oeiras, com o cantor dominicano Juan Luis Guerra, numa edição em que o cartaz inclui a norte-americana Patti Smith e o brasileiro Djavan, entre outros.
A terceira edição do "Serralves em Luz" regressa esta quinta-feira com a temática “Sonhos e Ilusões” e a exposição noturna vai ter 13 instalações interativas ao longo de cerca de três quilómetros de percurso no Parque de Serralves.
Escritor tinha 88 anos. Foi um eterno candidato ao Prémio Nobel de Literatura que deixou uma importante obra literária durante a ditadura de Enver Hoxha.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prestou homenagem na passada sexta-feira aos pioneiros da causa LGBTQIAPN+ ao lado do ícone da música britânica Elton John, que apresentou clássicos durante a inauguração de um local histórico em Nova Iorque para celebrar a "revolta de Stonewall" de 1969.
O dramaturgo português Armando Nascimento Rosa, que escreveu uma peça de teatro sobre a secretária de Humberto Delgado a apresentar em Londres, considerou que a "coragem" de Arajaryr Campos na resistência à ditadura portuguesa deve ser destacada.
O mestre Manuel Cargaleiro, numa das suas últimas entrevistas, disse à Lusa que continuava a querer "transmitir algo de belo e de bom”, numa obra de quase nove décadas, contadas desde os primeiros bonecos de argila, feitos na infância.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou que o Governo vai decretar um dia de luto nacional para o dia das cerimónias fúnebres do artista plástico Manuel Cargaleiro, que morreu hoje com 97 anos.
O diretor do Festival d'Avignon, Tiago Rodrigues, destacou a multiplicidade das origens dos espetáculos em língua espanhola, este ano convidada do certame, e as criações francesas sobre originais espanhóis, como "momentos fundamentais" da edição que hoje se inicia.
O artista português Miguel Alves Marquês venceu o Prémio de Fotografia Contemporânea novobanco Revelação, anunciou hoje a Fundação de Serralves e aquela instituição bancária, retomando uma iniciativa interrompida pela pandemia.