O júri do Prémio Literário Natália Correia 2024 - Ficção decidiu atribuir o prémio à obra “Caindo de mais alto”, da autoria de João Albano Fernandes, e entregar uma Menção Honrosa a “Esperanças e Desilusões”, de Luís Corredoura, foi hoje anunciado.
A megaestrela global quebrou o silêncio sobre o atual estado da política dos EUA na terça-feira, expressando apoio a Harris em vez de Donald Trump para a Casa Branca e chamando a candidato do Partido Democrata de "líder talentosa e firme".
Um casal de ex-amantes que discute o porquê da relação outrora apaixonada ter terminado de modo abrupto é o centro da peça “Telhados de Vidro” que se estreia na quinta-feira no Teatro da Trindade, em Lisboa.
O BOIL – Climate Festival vai ser o primeiro do género em Portugal. Através da união da ciência, da arte e do humor, pretende-se descomplicar os temas relacionados com as alterações climáticas. Decorre de 25 a 29 de setembro em Serralves, no Porto.
A peça “Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança”, de Elmano Sancho, a estrear-se quarta-feira na Culturgest, em Lisboa, reflete sobre o que é o sacrifício, considerando-o um ato de resistência e libertação.
A peça “Querido Evan Hansen” centra-se em problemas de integração, ansiedade e depressão na adolescência e tem estreia marcada para quarta-feira, no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda a atriz Graça Lobo, que morreu na segunda-feira, aos 85 anos, como alguém que esteve "sempre do lado do cosmopolitismo, do 'glamour', da provocação e da alegria de viver", com "gosto pela liberdade".
O projeto de inventariação e restauro da Biblioteca da Brotéria, em Lisboa, foi distinguido com o Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva, no valor de 50 mil euros, anunciou a organização.
A ministra da Cultura lamentou hoje a morte da atriz Graça Lobo, de quem recordou o “talento e a versatilidade” que a tornaram “uma referência para várias gerações de atores e encenadores que com ela trabalharam”.
A atriz Graça Lobo, fundadora da Companhia de Teatro de Lisboa, morreu hoje aos 85 anos, em Torres Vedras, disse à agência Lusa fonte da Casa do Artista.
Coproduzido pela SIC, OPTO e Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio do Turismo de Portugal, o Tribeca Festival Lisboa está marcado para os dias 18 e 19 de outubro.
O Presidente da República defendeu hoje a necessidade de uma revisão do Plano Nacional de Leitura, considerando que o atual “está datado”, e pediu que se aplique a experiência do cheque livro em Portugal.
O programa de exposições da Fundação de Serralves, no Porto, nos próximos meses vai contar com uma das maiores mostras do belga Francis Alÿs na Europa, uma seleção de trabalhos de Jean-Luc Godard e uma exposição de Francisco Tropa.
A instalação em larga escala “Valkyrie Liberty”, de Joana Vasconcelos, integra a exposição “Memória Coletiva”, da secção Platform da feira de arte The Armory Show, que decorre esta semana em Nova Iorque.
Que prisões ainda restam é uma das questões deixadas na ópera “Madrugada”, em cena na sexta-feira no Teatro Aveirense, retratando momentos da vida portuguesa como a madrugada do 25 de Abril de 1974.
A nova temporada do Centro Cultural de Belém (CCB), que abre a 14 de setembro, vai ter mais espetáculos de teatro, duas estreias absolutas e uma “programação mais intensa no cruzamento entre as artes performativas e a arte contemporânea”.
Uma exposição que explora a noção do estranho na obra de Paula Rego (1935-2022) e Francisco de Goya (1746-1828), com 42 obras da artista portuguesa, é inaugurada em 27 de setembro no Museu Holburne, no Reino Unido.