A pintura “O Impostor” (1964), da artista Paula Rego (1935-2022), que retrata Salazar de forma satírica, é a primeira obra adquirida pelo Estado para integrar o novo museu que ficará sob gestão do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O Estatuto dos Profissionais da Cultura cumpre hoje um ano de entrada em vigor, mas a aplicação foi faseada, com baixa participação de trabalhadores, críticas de associações e uma mudança na liderança do Ministério da Cultura.
A peça “Todas as coisas maravilhosas” é uma viagem simples que, “se calhar, é a de todos nós”, afirmou o ator Ivo Canelas que a protagoniza pela terceira vez, no estúdio Time Out, em Lisboa, a partir de terça-feira.
O espetáculo de magia “Impossível ao Vivo”, de Luís de Matos, e a apresentação da peça “A Ratoeira” integram as várias propostas da programação cultural de janeiro de 2023 no Teatro das Figuras de Faro.
“Mais de 300 poemas” originais vão ser reunidos num livro em homenagem a José Barreto, um falecido taxista que deixava no papel “o que lhe vinha na alma”, e que declamava poesia enquanto conduzia pelas ruas do Porto.
Um vencedor do Prémio Pulitzer em 2019, o primeiro livro da Nobel Toni Morrison, o único romance de Silvina Ocampo e a estreia em Portugal de duas promissoras escritoras da América Latina são algumas das novidades literárias de 2023.
Uma conversa com estudantes e historiadores sobre os estudantes universitários que foram presos e torturados na década de 1960 pela PIDE, polícia política da ditadura do Estado Novo, vai decorrer no Museu do Aljube, em Lisboa, a 21 de janeiro de 2023.
O fotojornalista Eduardo Gageiro inaugura em janeiro em Lisboa a exposição "Amor é um fogo que arde sem se ver", com um novo olhar sobre o percurso do autor no fotojornalismo.
O Teatro Gíria estreia a 4 de janeiro, em Cascais, a peça "Vou Falar de ti a Toda a Gente", que confronta em palco visões diferentes sobre a vida e a morte, revelou aquela estrutura artística.
Espetáculos de João Baião, Ruy de Carvalho e Teresa Guilherme e concertos de Márcia e Dan Livingstone são algumas das propostas para o primeiro semestre de 2023 do Cineteatro Messias, na Mealhada, foi hoje anunciado.
A S.A. Marionetas, companhia de Alcobaça que comemora 25 anos a ‘trabalhar para o boneco’, bateu em 2022 o recorde de público, com mais de 25 mil pessoas a assistir às 10 produções que mantém em itinerância.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma que extingue a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea, criada para constituir o Museu Coleção Berardo, revelou hoje a Presidência da República.
Dez poemas de autores ucranianos, escritos em tempos de guerra, foram traduzidos para português e reunidos na antologia "Quando a primavera chegar", revelou hoje a Casa Fernando Pessoa, que a edita.
Uma exposição com obras da pintora Paula Rego que percorrem a sua produção desde 1960, em peças que confrontam a opressão, como “Salazar a Vomitar a Pátria”, estarão reunidas até abril no Museu de Pera, em Istambul, na Turquia.
Histórias sobre reis, rainhas, princesas e príncipes, entre outras com música a permeio, vão ser contadas em Leiria no dia de Reis, 06 de janeiro, numa sessão promovida pelo grupo de teatro O Nariz.
Os concursos de apoios a projetos artísticos, nas áreas da criação, programação e internacionalização, abrem na quinta-feira, com uma dotação total de 9,2 milhões de euros, revelou hoje a Direção-Geral das Artes (DGArtes).
"Tutankhamon", do professor inglês Bob Grier, chegou recentemente às livrarias portuguesas pela Saída de Emergência e traz uma série de novidades sobre uma das descobertas mais incríveis da história da arqueologia. O SAPO Mag entrevistou o autor, que abordou ainda questões complexas, como o colonial
O funeral do escritor e gestor cultural António Mega Ferreira, que morreu hoje, aos 73 anos, em Lisboa, realiza-se na quarta-feira, às 16h30, no Teatro Camões, na capital portuguesa, indicou à agência Lusa uma amiga da família.
Sofia Saldanha era conhecida pelos seus documentários sonoros, que cruzaram “poética, documental e ficção”, transmitidos na Rádio Antena 2, BBC Radio 4, e em inúmeros canais de rádio norte-americanos.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, lamentou hoje a morte do escritor e gestor cultural António Mega Ferreira, lembrando que "foi um pensador de rasgo cosmopolita".