O escritor angolano Pepetela começa hoje a ser homenageado em Benguela, Angola, pelo evento Escritaria, um festival literário originalmente organizado na cidade portuguesa de Penafiel, que este ano se estreia, internacionalmente, naquele país africano, informou a organização.
Com uma aproximação ao público adolescente mais evidente do que outras fantasias que têm chegado a Portugal nos últimos dois meses (livros de Joe Abercrombie e Xiran Jay Zhao, por exemplo), “O Príncipe do Deserto”, de Peter V. Brett, lançado pela editora Asa (coleção 1001 Mundos), aposta no “horror
O festival Política vai acontecer pela primeira vez em Coimbra, no Convento São Francisco, em 10 e 11 de fevereiro, num formato de 'warm-up' da edição que decorre em novembro na mesma cidade, anunciou a organização.
“O que aconteceria se todos os negros passassem a ser brancos” é a premissa da obra de ficção especulativa de 1931 “Negro Nunca Mais”, de George S. Schuyler, que satiriza o preconceito racial e que chegou esta semana a Portugal.
O ator Jeremy Renner, que interpreta o Gavião Arqueiro/Hawkeye nos filmes do Universo Marvel, informou no sábado que fraturou mais de 30 ossos quando foi esmagado pelo seu limpa-neve, no primeiro dia do ano.
A direção artística do Teatro Lethes de Faro considera “boa” e “equilibrada” a proposta cultural de música, teatro e dança que compõem a programação até maio da instituição, que foi apresentada no sábado na capital algarvia.
Um juiz norte-americano rejeitou na sexta-feira julgar um processo relativo a uma disputa legal por um quadro de Vincent van Gogh, que envolve um colecionador brasileiro e o Instituto de Artes de Detroit, notícia a AP.
A atriz trans Maria João Vaz interpreta, desde sexta-feira, o papel de Lola na peça "Tudo Sobre a Minha Mãe", em cena no Teatro S. Luiz, em Lisboa, após uma invasão de palco ter motivado uma mudança de elenco. "Estou com a comunidade [LGBTQIA+], sempre estive", assegura o encenador.
Humor e afeto chegam a salas de espera, corredores e enfermarias de hospitais pelas músicas, piadas e narizes dos Palhaços d’Opital, um projeto que há 10 anos cria momentos a pensar em adultos e seniores em contexto hospitalar.
“Paula de Papel”, espetáculo baseado nas palavras e no imaginário de Paula Rego, é outra das peças que O Bando tem em digressão, com récitas nos dias 22 e 29, às 11h00, no Animateatro, na Amora, Seixal (Setúbal).
O ator Rui Anjos, de 75 anos, morreu na terça-feira, numa instituição particular de solidariedade social (IPSS) em Encarnação, Mafra, distrito de Lisboa, onde se encontrava internado, disse à agência Lusa um amigo do ator na sexta-feira.
As fundações Casa da Música, Serralves e Centro Cultural de Belém vão receber este ano 24,7 milhões de euros, por via de transferências do Fundo de Fomento Cultural, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Cultura.
Cinquenta peças, tantas quantos os anos passados desde a morte de Amílcar Cabral, vão contar a história do líder africano numa exposição da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, patente no palácio Baldaya a partir de março.
Uma exposição que reúne obras dos últimos dez anos de produção do artista alemão Peter Wächtler, que apresenta o seu trabalho pela primeira vez em Portugal, é inaugurada na sexta-feira, na Culturgest, em Lisboa.
O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, encerrado desde 2016 para obras de requalificação integral, deverá reabrir ao público no final de 2023, indicou à agência Lusa a sua diretora, Bárbara Coutinho.
Eugénio de Andrade é “uma das figuras mais relevantes no panorama artístico de Portugal”, pela “alta qualidade da escrita” e pela “firmeza e exatidão da palavra”, segundo Federico Bertolazzi, um dos organizadores das comemorações do centenário do escritor.
Um colóquio internacional, congressos, exposições, concertos e leituras são algumas das iniciativas que arrancam hoje e vão decorrer ao longo do ano para celebrar o centenário do escritor e poeta Eugénio de Andrade.