Um inédito que Annie Ernaux revelou poucos meses antes de receber o Prémio Nobel de Literatura, sobre a relação de uma mulher de 50 anos com um homem 30 anos mais novo, chega a Portugal no final deste mês.
O novo romance de Salman Rushdie, “Victory City”, vai ser editado em Portugal no final deste ano pela Dom Quixote, que antes disso ainda lançará o seu último livro de ensaios, “Linguagens da Verdade: Ensaios 2003-2020”, em fevereiro.
Uma obra coordenada pela investigadora Eugénia Vasques dá a conhecer guiões inéditos de Teatro de Revista, alguns tidos como perdidos, todos representados entre 1851 e 1868, que agora 'regressam a cena' sob a forma de livro, pela Imprensa Nacional.
Duas pinturas, uma de Amadeo de Souza Cardoso e outra de Manuel D’Assumpção, foram doadas ao Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC-MC), em Lisboa, revelou hoje à agência Lusa a diretora.
O mercado livreiro português atingiu o valor global de 175 milhões de euros, em 2022, com a venda de 13 milhões de livros, mais 12,8% do que no ano anterior, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
O lusodescendente Reinaldo Maria Cordeiro, que foi reconhecido como o animador de rádio com a carreira mais longa do mundo, morreu aos 98 anos, anunciou hoje a Rádio Televisão de Hong Kong (RTHK).
A exposição “Se isto fosse um paraíso feito de nada”, a inaugurar no sábado, no Porto, vai “pôr em evidência” a realidade dos bairros construídos no âmbito do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), após a queda da ditadura.
O empresário José Berardo entregou, na quinta-feira, um requerimento ao Supremo Tribunal Administrativo para tentar travar um despacho do Governo relacionado com a extinta Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo (FAMC-CB).
A Câmara Municipal de Lisboa comprometeu-se a encontrar uma morada provisória para a instalação do Hot Clube de Portugal (HCP) até 19 de março, disse a presidente da instituição à Lusa, após reunião com a autarquia.
A temporada de 2023 do Teatro da Rainha vai estar marcada por duas criações, dez acolhimentos, duas edições e 11 sessões de poesia com que a companhia residente nas Caldas da Rainha reflete sobre a violência e a guerra.
A comédia “A Mentira”, que propõe uma reflexão sobre os limites da sinceridade, franqueza e lealdade nas relações, sobe ao palco do Teatro Tivoli, em Lisboa, no próximo dia 19, informou o teatro.
Uma versão para teatro de “O Lago dos Cisnes” é projeto que o encenador Daniel Gorjão gostava de fazer, depois de “Tudo Sobre a Minha Mãe”, peça que dirige e que se estreou esta quarta-feira, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
A estreia nacional de “Mystery Sonatas/for Rosa”, da coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker, com a violinista Amandine Beyer, destaca-se na programação dos 91 anos do Teatro Rivoli, no Porto, a celebrar de 18 a 22 de janeiro.
“A Casa da Bernarda Alba”, de Federico García Lorca, numa versão só com homens que explora o machismo e, sobretudo, o exercício de poder, vai ser reposta no Teatro A Comuna, em Lisboa, a partir de 21 de janeiro.
Um ciclo dedicado ao 25 de Abril e outro à emergência climática, estreias e coproduções marcam a programação do Teatro Viriato, de Viseu, para este semestre, a primeira sob a direção de Henrique Amoedo, que foi apresentada esta semana.
A nova Biblioteca Municipal de Baião, um equipamento que ocupa as antigas escolas primárias da vila, edificado entretanto remodelado e ampliado, vai ser inaugurada no sábado, informou a autarquia do distrito do Porto.
A companhia de teatro Marionet, de Coimbra, afirmou hoje que há 22 anos que pede um espaço de trabalho à Câmara Municipal e lamentou continuar sem um local físico próprio, apesar da sua atividade no concelho.
Exposições com obras dos artistas Jonathas de Andrade, Pollyanna Freire e Maria Capelo vão dar início à programação do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, a partir de 18 de janeiro.