O livro de Knut Hamsun, um dos maiores nomes da literatura do início do século XX, permanecia inédito em Portugal. Chega agora às livrarias pela Penguin Random House, chancela Cavalo de Ferro.
A peça “A Omissão da Família Coleman”, que os Artistas Unidos estreiam na quinta-feira, no Teatro da Politécnica, em Lisboa, traduz o absurdo do quotidiano, o abandono e a luta pela sobrevivência numa família à beira da desagregação.
O livro “Letters to Trump”, que reúne correspondência do antigo presidente norte-americano Donald Trump com políticos e figuras públicas, foi editado hoje e já lidera as vendas na Amazon.
“A Peça para Dois Atores”, de Tennessee Williams, estreia-se na quinta-feira no Teatro da Trindade, em Lisboa, numa encenação de Diogo Infante, que também trabalha pela primeira vez com os protagonistas, os atores Luísa Cruz e Miguel Guilherme.
Uma figura a correr com cravos na mão, com cerca de seis metros de altura, foi colocada hoje de madrugada na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, num “grito pela liberdade” e agradecimento aos “que lutaram” por ela.
O júri do concurso aRi[t]mar distinguiu à Associação José Afonso (AJA) com o Prémio Especial do Júri à Embaixada da Amizade Galego-Lusofona 2022, que visa reconhecer quem cria pontes entre a Galiza e Portugal, anunciou a organização na segunda-feira.
Mais de 31 mil livros por dia foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 8,3%, face ao período homólogo, segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, prometeu na manhã de segunda-feira, em Lisboa, antes da entrega do Prémio Camões a Chico Buarque, que anunciará "muito em breve" a entrega do mesmo galardão à escritora moçambicana Paulina Chiziane.
A Bruma Publications, editora inserida na University Press da Universidade Estadual da Califórnia em Fresno, lança em 27 de abril a antologia bilingue “Into the Azorean Sea”, com poemas de 103 poetas dos Açores e da diáspora açoriana.
A tela pintada a óleo “Natureza morta” foi, durante meio século, a única obra de Pablo Picasso exposta em Portugal e hoje continua a atrair os olhares de quem visita o Museu do Caramulo, no concelho de Tondela.
A exposição com pintura e gravura de Francisco de Goya (1746–1828), a inaugurar hoje no Centro Cultural de Cascais, vai apresentar o olhar do artista sobre a sociedade do seu tempo, reunindo obras inéditas em Portugal.
A Feira Internacional do Livro de Leipzig realiza-se nesta cidade alemã, de 27 a 30 de abril, contando com a presença de Portugal, sob o lema "(Não há) palavras proibidas", que homenageia três autores nos seus centenários.
O ator e encenador Miguel Loureiro foi nomeado para novo diretor artístico do Teatro de S. Luiz, em Lisboa, anunciou hoje o conselho de administração da empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).
Com estreia marcada para dia 10 de maio, no Teatro Meridional, em Lisboa, "O Filho da Rainha e a Mãe do Rei", peça encenada por Cássio Scapin, conta com a prestação em palco de Luísa Ortigoso e Beto Coville.
A coreógrafa Tânia Carvalho apresenta no festival DDD - Dias da Dança, no Porto, o espetáculo “Versa-vice”, em estreia nacional, e o concerto “Madmud”, duas faces de uma forma de criar “muito intuitiva”, explica em entrevista à Lusa.
Os atores Luís Lucas e Manuel Wiborg, do coletivo Artistas Unidos, estão no dia 25, pelas 11h00, na Igreja da Pena do Castelo de Leiria, onde vão ler dez poemas de poetas ucranianos da antologia “Quando a primavera chegar – 10 poemas de guerra”.
“Em duplicado”, com texto de Joana Bértholo a partir de “O Homem Duplicado” de José Saramago, numa criação de Carlos Marques, é o espetáculo em cena no Teatro Meridional, em Lisboa, de 26 a 30 de abril.
Uma exposição com obras da artista visual e realizadora Pauliana Valente Pimentel, que retratam o quotidiano de famílias da comunidade cigana no Algarve, vai ser inaugurada a 27 de abril na Galeria Quadrum, em Lisboa.
O Corpo+Cidade, festival organizado pelo Balleateatro para o espaço público do Grande Porto, regressa novamente integrado no DDD - Dias da Dança, desta sexta-feira a 30 de abril, com seis espetáculos de entrada livre.
Todos os contos de Franz Kafka foram pela primeira vez compilados e são agora publicados em Portugal, num volume que inclui textos nunca antes integrados noutras antologias, baseado na edição crítica do autor e que segue os manuscritos originais.
A ministra da Cultura brasileira, Margareth Menezes, considerou hoje que a entrega do Premio Camões de 2019 ao músico Chico Buarque em Portugal simboliza o regresso aos valores democráticos no Brasil.