A casa de leilões Christie's anunciou esta segunda-feira a venda, no mês de maio, de um dos retratos mais icónicos de Marilyn Monroe, feito pelo artista americano Andy Warhol em 1964, com um preço estimado em 200 milhões de dólares. Pouco mais de 181 milhões de euros.

"A Christie's está honrada por anunciar que o 'Shot Sage Blue Marilyn' vai liderar a semana de vendas em maio", anunciou a casa de leilões, que destaca que este é o preço mais alto de uma obra de arte do século XX colocada à venda num leilão e espera bater um recorde.

Para o presidente da secção de arte dos séculos XX e XXI na Christie's, Alex Rotter, esta pintura, a "mais importante" a ser leiloada numa geração, é a "cúpula absoluta da arte pop americana e a promessa de um Sonho Americano que reúne otimismo, fragilidade, celebridade e iconografia, tudo ao mesmo tempo".

A famosa imagem de Marilyn Monroe, a atriz americana e ícone mundial de destino trágico (1926-1962), pertence à Fundação de Thomas e Doris Ammann de Zurique, Suíça, que consagrará o dinheiro da venda a projetos de saúde e educação destinados a melhorar a vida das crianças no mundo.

"Com 100% da venda de uma só pintura para uma obra de caridade, esta é a maior venda filantrópica desde o leilão da coleção de Peggy e David Rockefeller em 2018", disse a casa de leilões.

* Notícia atualizada às 19h50.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.