De acordo com a organização, Madalena da Luz Costa, de 21 anos, é a mais nova autora a ser distinguida por este prémio, que cumpre a terceira edição e tem um valor monetário de 50 mil euros, a repartir entre o autor do texto premiado e, numa segunda fase, o autor da ilustração distinguida.
Para o júri, o texto de Madalena da Luz Costa, escolhido entre mais de duas mil candidaturas, "sobressaiu pela originalidade e frescura da ideia, pelo ritmo da escrita e por se tratar de uma história muito visual".
Madalena da Luz Costa nasceu em Lisboa e atualmente frequenta o mestrado em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa.
O júri foi presidido por Zita Seabra e integrou Eduardo Sá, Isabel Stilwell, Isabel Zambujal e Sara Miranda.
Com o anúncio do vencedor do texto, decorre agora a segunda fase do prémio, para escolher quem irá ilustrar "O meu livro tem bicho". As candidaturas terminam a 29 de julho e o vencedor será anunciado a 15 de setembro.
O prémio de 25 mil euros para a melhor ilustração será atribuído em novembro, quando for editado o livro de Madalena da Luz Costa.
O Prémio de Literatura Infantil "procura incentivar a criatividade literária, premiando obras originais, de autores sem livros publicados, que estimulem nas crianças o gosto pela leitura". O galardão distingue obras destinadas a leitores entre os seis e os 12 anos.
Nas duas edições anteriores foram premiados "De onde vêm as bruxas?" (2014), de Joana Pires Lopes e ilustrado por Luís Belo, e "Orlando – O caracol apaixonado" (2015), de Sérgio Mendes com ilustração de Elias Gato.
O prémio é uma parceria entre a empresa Pingo Doce e a Alêtheia Editores.
Comentários