"Profundamente consternado", o teatro britânico Old Vic recebeu 20 queixas de comportamento sexual inapropriado de Kevin Spacey durante o período em que este foi diretor artístico.
O inquérito foi aberto após alegações de que teria feito assédio sexual a vários jovens atores durante a sua gestão entre 2004 e meados de 2015, mas os episódios de assédio agora conhecidos vão de 1995 a 2013, com 18 antes de 2009. Nenhum envolveu menores de idade.
Os testemunhos recolhidos pelo Old Vic revelam ainda que, na altura, apenas uma pessoa apresentou queixa.
O atual diretor artístico, Matthew Warchus, reconheceu que as acusações recebidas quando foi aberta uma linha telefónica anónima há um mês foram "um choque e uma surpresa perturbadora para muitos de nós".
"É incorreto, injusto e irresponsável dizer que todos sabiam", acrescentou, mas "como consequência da investigação, o que aprendemos é como colocar em causa este comportamento no futuro.
O comunicado do Old Vic dá credibilidade às queixas, reconhecendo que um "culto de personalidade" que existia em redor de Kevin Spacey e o seu estrelato e estatuto impediram as pessoas, principalmente jovens atores e funcionários inexperientes, de revelarem o que tinha acontecido. Para eles, Spacey simplesmente mantinha um comportamento que não era devidamente fiscalizado pelos responsáveis do teatro.
"Isto é claramente inaceitável e o Old Vic pede sinceramente desculpas por não criar um ambiente ou cultura onde as pessoas sentissem que podiam falar livremente", revela o comunicado, que destaca ainda que "nenhuma acusação legal, reclamação formal, disputa formal, acordos ou pagamentos foram de forma alguma feitos ou autorizados em relação a Kevin Spacey" durante o seu período como diretor artístico.
Nick Clarry, CEO do Old Vic, também pediu desculpas "a todas essas pessoas que sentiram que não podiam falar na época" e acrescentou que o "comportamento inapropriado de quem quer que seja a trabalhar no Old Vic é completamente inaceitável" e seria criado "um ambiente de segurança e apoio sem preconceitos, assédios ou ataques de qualquer forma, a qualquer nível".
No fim de outubro, o ator Anthony Rapp, que fez carreira em vários musicais da Broadway e participa na série "Star Trek: Discovery", acusou Kevin Spacey de ter feito uma "investida sexual agressiva" contra si depois de uma festa em Nova Iorque em 1986, quando tinha 14 anos e Spacey 26.
Em resposta às acusações de Rapp, o vencedor de dois Óscares partilhou na sua conta de Twitter um pedido de desculpas e assumiu a sua homossexualidade.
Entretanto, surgiram outras acusações do realizador Tony Montana, do ator americano Harry Dreyfuss e do ator mexicano Roberto Cavazos, precisamente de um ex-funcionário do teatro londrino Old Vic, o que originou o inquérito, bem como de um jovem de 18 anos.
Kevin Spacey foi despedido da série "House of Cards" e as suas cenas no filme "Todo o Dinheiro do Mundo" serão refilmadas com Christopher Plummer.
Comentários