“Temos programadas várias iniciativas, uma exposição sobre o marechal Józef Piłsudski, personalidade crucial para a união de três partes da Polónia após a I Guerra Mundial”, referiu hoje à Lusa o embaixador polaco Jacek Junosza Kisielewski, na sequência de um encontro com jornalistas na representação diplomática.
Em novembro, a Polónia assinala o centenário da recuperação da independência após 123 anos de partilha entre três países vizinhos, a Alemanha (Prússia), Áustria-Hungria e Rússia.
“Também preparámos concertos, um festival de filmes polacos, desde a década de 1920 que temos uma cinematografia muito interessante e vamos apresentar dez filmes, um filme por cada década, para além de outras propostas”, precisou o embaixador, que se exprimiu em português.
O embaixador de Varsóvia em Lisboa recordou a “história milenar” da Polónia e sublinhou o “grande desafio” da unificação de três partes do território polaco após a partilha entre os três impérios vizinhos na primeira metade do século XIX.
“Mas após independência em 1918 contribuímos muito para a democracia na Europa, incluindo os grandes sucessos económicos então registados até à II Guerra Mundial”, assegurou.
O programa dos eventos inclui a exposição “Józef Piłsudski. Um homem de Estado da Polónia e da Europa”, entre janeiro e março no Museu do Combatente, a exposição “As Mulheres da Independência” (janeiro e fevereiro, na Assembleia da República), um concerto em maio no Casino Estoril, e o Festival de Cinema programado para junho na Cinemateca Nacional
Um outubro, a Polónia será ainda o país convidado no Lumina, Festival da Luz, em Cascais, para além do Concerto “Chopin & Poniatowski” pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, previsto para novembro.
As celebrações, que também vão decorrer em outras regiões do país, incluem a Conferência internacional “Juntos com as Nações Unidas. Perspetivas para 2018-2019”, marcada para 08 de fevereiro na Universidade Católica com a participação de especialistas, académicos e embaixadores portugueses e polacos, e ainda o “Workshop Go Poland 2018”, relacionado com o panorama económico da Polónia e agendado para 24 de janeiro na Câmara de Comércio, em Lisboa.
Comentários