"Só a imaginação transforma" dá título a esta exposição que reúne obras provenientes do acervo da Fundação Cupertino de Miranda, onde está instalado o centro, e é responsável pela organização.

Cruzeiro Seixas, Isabel Meyrelles, António Dacosta, Marcelino Vespeira, António Areal, Paula Rego, Jorge Vieira, Eurico Gonçalves, Mário Elói, Fernando de Azevedo, Mário Henrique Leiria, João Moniz Pereira, Pedro Oom, António Paulo Tomás, Raul Perez e Risques Pereira, são alguns dos 33 artistas que estarão representados nesta mostra.

O "poder transformador da imaginação" surge como elo de ligação para esta exposição, segundo a fundação, que pretende criar "um diálogo entre 33 artistas, divulgando o carácter de cada um, com o destaque para algumas das suas obras".

"A produção artística dos trinta e três artistas representados nesta exposição é extensa e muito relevante para a Arte Portuguesa, desde o início do século XX até aos nossos dias, mais de meio século volvido desde o término dos movimentos surrealistas em Portugal", sublinha, num comunicado.

Esculturas, objetos, colagens, pinturas e desenhos selecionados para a mostra vão espelhar "uma celebração conjunta da arte, das amizades e ruturas dos artistas".

"Só a imaginação transforma. Só a imaginação transtorna", refere Mário Cesariny em ”A Intervenção Surrealista”, num "livre exercício do espírito", em que toda "a imaginação é atuação do mundo", recorda ainda a organização, citando um dos artistas mais emblemáticos do Surrealismo português.

A exposição abre na sexta-feira, às 16:00, e ficará patente até 31 de outubro no Centro Português do Surrealismo.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.