O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte da escritora Agustina Bessa-Luís, reconhecendo o seu génio, a sua criação e expressando as mais sentidas condolências aos seus familiares.
O PS considerou hoje que a morte de Agustina Bessa-Luís constituiu uma "enorme perda para Portugal" e que esta escritora é "um dos maiores vultos" e "um dos grandes expoentes" da cultura portuguesa.
Várias personalidades da política e da cultura, do Presidente da República ao primeiro-ministro, lamentaram hoje a morte da escritora Agustina Bessa-Luís, reconhecendo o seu génio.
A escritora Isabel Rio-Novo, autora da biografia de Agustina Bessa-Luís, considera que a "obra extraordinária" da autora "não morre hoje" e "continuará a ser lida e apreciada seguramente daqui por cem ou duzentos anos".
A 14.ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) vai fazer “andar à solta” pela cidade, esta semana, “bonecos” para todos os gostos, manipulados por artistas de 28 companhias de 11 países.
A Festame 2019 - Feira do Município da Mealhada, que arranca na sexta-feira e que se prolonga até ao dia 16, vai continuar a ser de entrada livre, "apesar do cartaz reforçado", confirmou hoje a autarquia.
A primeira exposição antológica do artista plástico Vasco Araújo vai ser inaugurada na terça-feira, a par de uma performance inédita intitulada "Libertas", no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, anunciou hoje a instituição.
O novo espetáculo do mágico Helder Guimarães em Los Angeles, "Invisible Tango", tem música composta por Moby e "conta uma história que dá esperança", disse à Lusa o português, que está em cena na Geffen Playhouse até julho.
O Festival Internacional de Jazz de Loulé de 2019 arranca com uma atuação da Ben Wendel Seasons Band, a 25 de julho, e termina dia 28 com o Trio de Jazz de Loulé e a cantora Mônica Salmaso, destacou a organização.
A Casa da Música, no Porto, recebe, entre domingo e 12 de junho, um ciclo de concertos dedicados à “música do nosso tempo e criadores portugueses”, com várias estreias mundiais e agrupamentos residentes no programa.
Os escritores portugueses Isabela Figueiredo, Bruno Vieira Amaral e José Luís Peixoto vão participar no II Fórum Literário China-Portugal, que vai decorrer em Pequim a 12 de junho, foi hoje anunciado.
"Não abras este livro" e as aventuras de Harry Potter são alguns dos livros preferidos dos alunos do ensino básico e secundário que participaram numa eleição nacional em que estiveram 70 obras a votos.
A galeria Tate Britain, em Londres, vai organizar uma exposição retrospetiva da carreira da artista portuguesa Paula Rego em 2021, no âmbito da campanha “#5MulheresArtistas”, organizada pelo Museu Nacional das Mulheres nas Artes de Washington.
Os músicos Edu Mundo (Fogo Fogo) e João Pires (Coladera) juntaram-se no projeto Cordel, um “mergulhar na canção portuguesa e nos ritmos tradicionais portugueses”, cujo álbum de estreia, homónimo e primeiro de uma trilogia, é editado hoje.
Exposições, espetáculos, conferências e reedições de livros vão evocar os 50 anos da morte de José Régio, numa programação que pretende também aumentar o reconhecimento da importância deste escritor, nomeadamente ao nível dos currículos escolares, foi hoje anunciado.
O vocalista dos Iron Maiden, Bruce Dickinson, estará em dezembro em Lisboa para um “espetáculo especial”, no qual irá contar histórias e responder a perguntas do público, anunciou hoje a promotora Ritmos e Blues.
A Festa do Jazz, que vai já na 17.ª edição, regressa este fim de semana a Lisboa, levando pela primeira vez ao Capitólio “o melhor da música improvisada”.
O Serralves em Festa volta hoje ao Porto para a 16.ª edição, até domingo, com centenas de iniciativas como concertos, espetáculos de dança e exposições.
A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga “Harry Potter”, vai publicar uma série de quatro pequenos livros de não-ficção em formato digital sobre o mundo dos estudantes de Hogwarts, intitulada “Harry Potter: A Journey Through…”.
A artista peruana Daniela Ortiz expõe pela primeira vez em Portugal com "O ABC da Europa Racista", que questiona os conceitos de nação, poder e identidade através da arte.
Os escritores portugueses Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena vão estar no centro de uma conferência que assinala os seus centenários, na sexta-feira, na Feira do Livro de Sevilha, que tem Portugal como país convidado.
O Museu Calouste Gulbenkian - Coleção Moderna, em Lisboa, exibe, a partir de hoje, 130 novas obras na exposição permanente, incluindo peças inéditas, com as artistas mulheres em grande destaque no novo percurso, anunciou a diretora, Penelope Curtis.
A cantora moçambicana Selma Uamusse vai cantar em Nova Iorque em julho, inserida no festival SummerStage do Central Park, que também vai incluir os brasileiros Alceu Valença, Cordel do Fogo Encantado e outros.