A Mostra Espanha 2019 vai decorrer este ano, entre junho e dezembro, em 20 cidades do país, para divulgar o património cultural espanhol através de exposições, música, artes cénicas, conferências e encontros, foi hoje anunciado, em Lisboa.
O terceiro e último volume das obras completas de Mário Henrique-Leiria, editadas pela E-Primatur, vai ser apresentado no próximo sábado, numa sessão que conta com intervenções do artista Cruzeiro Seixas, um dos precursores do surrealismo em Portugal.
O festival de música MIMO de Amarante vai lançar este ano um prémio para talentos da música portuguesa, para "valorizar artistas de todas as regiões do país", foi hoje anunciado.
O Museu do Douro inaugura, na sexta-feira, em Peso da Régua, a exposição internacional “Mirror – Face do Face”, um projeto desenvolvido pelo Centro UNESCO de Vicenza, em Itália, que junta obras de 56 artistas portugueses e italianos.
Salvador Sobral e Sara Tavares são os cabeças de cartaz da quinta edição do Azores Burning Summer Festival, que decorre a 30 e 31 de agosto, na freguesia do Porto Formoso, em São Miguel.
O “processo acelerado de gentrificação” da capital é contado pelo Teatro Meridional a partir de quarta-feira, no palco do São Luiz, com 125 personagens que são “Histórias de Lisboa”, sem temer estereótipos e uma mensagem política.
O investigador de cinema António Preto, especialista na obra de Manoel de Oliveira (1908-2015), lembrou hoje à Lusa o “despique criativo” entre Agustina Bessa-Luís, que morreu hoje aos 96 anos, e o cineasta portuense.
O Conselho de Ministros aprovou hoje, por via eletrónica, o decreto que declara luto nacional na terça-feira, em homenagem a Agustina Bessa-Luís, escritora que marcou “decisivamente a literatura portuguesa da segunda metade do século XX”.
A Câmara do Porto decretou hoje dois dias de luto municipal pela escritora Agustina Bessa-Luís, com o presidente, Rui Moreira, a propor um voto de pesar pela morte da autora, aos 96 anos.
A terceira edição do Festival de Literatura-Mundo na ilha cabo-verdiana do Sal, que se realiza entre 27 e 30 de junho, vai contar com 26 escritores de 10 países diferentes, incluindo Portugal, anunciou hoje a organização.
A falta de traduções para língua inglesa da obra de Agustina Bessa-Luís, que morreu hoje aos 96 anos, deve-se às editoras e ao desafio que representa a sua "língua literária", afirmou o académico João Silvestre.
A cerimónia fúnebre da escritora Agustina Bessa-Luís decorrerá na terça-feira, na Sé Catedral do Porto, seguindo depois para o cemitério do Peso da Régua, Vila Real, revelou hoje o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís.
A tradutora britânica Margaret Jull-Costa, autora de algumas das raras traduções para língua inglesa de Agustina Bessa-Luís, está convicta de que a escritora portuguesa continuará a ser lida pelas novas gerações.
Uma antologia de contos inéditos de Agustina Bessa-Luís, que morreu hoje aos 96 anos, e a correspondência entre a escritora e o britânico John Wilcock serão editados “a curto prazo” pela editora Relógio D’Água, que a representa.
A cantora norte-americana Kali Uchis já não vai atuar no NOS Primavera Sound, no Porto, sendo substituída no segundo dia pelo produtor português Branko, no evento que decorre de quinta-feira a sábado, no Parque da Cidade.
O contrabaixista Carlos Bica estreia-se este ano no festival QuebraJazz, em Coimbra, bem como a vocalista Cristina Branco, que será a convidada especial da atuação do trio Paulo Bandeira neste evento.
O escritor sueco Stieg Larsson investigou, nos anos 1980, as supostas ligações entre o representante da UNITA em Estocolmo e os movimentos de extrema-direita nórdicos, diz o autor de uma nova investigação sobre o assassinato de Olof Palme.
O Museu de Londres pretende adquirir o balão gigante que representa um Trump bebé, lançado em protesto contra o Presidente dos EUA na primeira visita oficial deste ao Reino Unido em 2018, anunciou hoje a instituição.
A segunda edição do Festival Literário Internacional Interior (FLII) Palavras de Fogo inicia-se no dia 14, em Arganil, no distrito de Coimbra, com uma homenagem ao escritor José Saramago, foi hoje anunciado.
O primeiro-ministro considerou que Portugal perdeu hoje uma das suas mais notáveis escritoras contemporâneas, salientando que a obra de Agustina Bessa-Luís constitui "uma imensa tela sobre a condição humana".
O Governo, por indicação do primeiro-ministro, António Costa, decretou na terça-feira um dia de luto nacional pela morte da escritora Agustina Bessa-Luís, hoje, aos 96 anos, no Porto, disse à agência Lusa fonte do executivo.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, considera que a escritora Agustina Bessa-Luís "ocupa um lugar sem par na narrativa portuguesa contemporânea, sempre preocupada com a condição social e cultural em Portugal".
A 16.ª edição do Serralves em Festa, que se realizou no último fim de semana, no Porto, recebeu um total de 264.750 visitantes, “a maior afluência de sempre”, representando um crescimento de 5,9% relativamente a 2018, segundo a fundação.