A mais recente criação da dramaturga Teresa Coutinho, a estrear-se em 29 de novembro no Theater Basel, na Suíça, é inspirada numa exposição da pintora Paula Rego (1935-2022), patente no museu de arte de Basileia, segundo a produção.
O escritor angolano Jorge Arrimar venceu por unanimidade o Prémio de Literatura dstangola/Camões, com “Cuéle – O pássaro troçador”, uma obra “muito bem documentada sobre uma região de Angola raramente presente” na literatura, anunciaram os promotores na quarta-feira.
O Teatro Nacional São João, no Porto, recebe esta quinta-feira a estreia de “O Pelicano”, de August Strindberg, com encenação do diretor artístico da instituição, Nuno Cardoso, que fica em cena até dia 8 de dezembro.
O escritor português Francisco Mota Saraiva é o vencedor do Prémio Literário José Saramago, no valor de 40 mil euros, pelo romance “Morramos ao menos no porto”, que será publicado em Portugal pela Porto Editora, anunciou hoje a organização.
Dois bancos de madeira e um cartaz é o palco da conversa na praça lisboeta do Martim Moniz, do bangladeshiano Shaik Abumian com a brasileira Lorena Garrido, atriz de uma companhia teatral, que utiliza esta performance para ouvir testemunhos.
A defesa de Sean 'Diddy' Combs apresentou sexta-feira um novo pedido de fiança, argumentando que perante mudanças nas circunstâncias e novas provas, o músico deveria ter permissão para se preparar para o julgamento em maio fora da prisão.
Outubro manteve a trajetória descendente dominante do número de espectadores nos cinemas portugueses, em comparação com o ano passado, apesar da recuperação em relação a setembro, segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
O coro feminino Ninfas do Lis lança no sábado, na Marinha Grande, no distrito de Leiria, um disco dedicado a José Afonso, composto por 12 arranjos inéditos de temas do cantautor português.
Lena D’Água apresenta na próxima terça-feira, em Lisboa, o seu novo álbum, “Glaciar Tropical”, ao qual se referiu como contracorrente, ao abordar temas atuais como a preocupação ecológica, com canções de Pedro da Silva Martins, que considera incríveis.
Os Artistas Unidos estreiam no sábado, no Teatro Aveirense, a peça "1984 de George Orwell – uma nova adaptação de Robert Icke e Duncan Macmillan", que revisita a obra de Orwell "através do apêndice", disse o encenador Pedro Carraca.
Uma obra de Paula Rego (1935-2022) da série "Capuchinho Vermelho" vai quinta-feira à praça em Lisboa, com estimativa entre 180 mil e 250 mil euros, segundo o catálogo do leilão de arte moderna e contemporânea organizado pela Veritas.
O 41.º Festival de Teatro do Seixal, que decorre de 14 a 24 de novembro, vai privilegiar projetos de autores contemporâneos e artistas emergentes, e mantém a componente inclusiva com audiodescrição e tradução em língua gestual portuguesa.
A Câmara Municipal de Coimbra propõe uma programação de quatro dias para celebrar o fim de ano, com o artista Matias Damásio como cabeça de cartaz, na noite de 31 de dezembro.
O Praxis Beer Fest, que vai decorrer em Coimbra entre 13 e 15 de junho de 2025, vai contar com concertos de Capitão Fausto, Cláudia Pascoal, Miguel Araújo e GNR, anunciou esta semana a organização do festival que junta música e cerveja artesanal.
O rapper e produtor português Sam The Kid vai apresentar ao vivo na íntegra, pela primeira vez, o álbum “Beats Vol.1: Amor”, em outubro de 2025 no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A peça "Catarina e a beleza de matar fascistas", de Tiago Rodrigues, vai estar em cena em Nova Iorque na próxima semana, na Brooklyn Academy of Music, cuja direção artística a considera "emocionante e incrivelmente oportuna".
Kabeaushé, Clarissa Connelly, 800 Gondomar e Keeley Forsyth entre os novos nove projetos que estão confirmados para a edição de 2025 do festival Tremor, que vai decorrer em abril nos Açores, anunciou hoje a organização.
O Teatro do Imigrante repõe no sábado, em Lisboa, a peça “Na Boca do Tubarão”, que procura “uma perspetiva transversal sobre políticas anti-imigração, questões éticas em saúde pública e a crise migratória atual”, disse fonte da companhia.
A peça "A Bunda Preta da Chuvinha", com texto e encenação de Rodrigo Francisco, é a nova criação da Companhia de Teatro de Almada (CTA), a estrear-se esta sexta-feira, no Teatro Municipal Joaquim Benite, nesta cidade.
As obras de remodelação e ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, um projeto de oito milhões de euros, não vão avançar por falta de financiamento, indicou a Museus e Monumentos de Portugal (MMP).
O Teatro Luís de Camões – LU.CA, em Lisboa, vai debruçar-se em novembro sobre o poeta Alexandre O’Neill (1924-1986), com um espetáculo, uma exposição, oficinas e programação online.