O espetáculo “Corpo”, uma criação de cruzamento disciplinar de Ana Luena, José Miguel Soares e Nuno Nolasco, vai estar em cena quinta e sexta-feira no Teatro do Bairro, em Lisboa, informou hoje a Malvada Associação Artística.
A Associação de Imagem Portuguesa (AIP) defendeu hoje que o fim da publicidade na RTP pode afetar gravemente o serviço público, reduzir a produção de conteúdos nacionais e ameaçar o sustento dos profissionais do audiovisual.
A cidade de Faro vai assinalar na quarta e quinta-feira o centenário do nascimento do poeta António Ramos Rosa, com um programa que inclui uma exposição de originais, mesas de trabalhos e uma atuação de poesia performativa.
Duas obras da pintora portuguesa Paula Rego foram recentemente penduradas numa das salas da residência oficial do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em Downing Street, Londres, usada para receber líderes internacionais.
A escritora Maria Teresa Horta venceu o Prémio Rodrigues Sampaio, da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, anunciou hoje a organização, destacando a “liberdade” e a sua “luta sem tréguas pela igualdade de género”.
O festival Lisboa Mistura regressa hoje ao Capitólio com um programa, de acesso gratuito, que reúne “projetos musicais de diferentes diásporas que habitam Lisboa”, entre os quais Coletivo Gira, Litá Folk Band e Memé Landim.
O filme argentino “El Polvo”, de Nicolás Torchinsky, venceu a competição oficial da 10.ª edição do festival Queer Porto, anunciou a organização este sábado, 12 de outubro.
A 76.ª edição da Feira do Livro de Frankfurt, que arranca na quarta-feira, conta com um programa centrado em temas políticos, incluindo a guerra da Rússia contra a Ucrânia e o conflito no Médio Oriente.
O Museu Abílio de Mattos e Silva, durante os dias do Folio – Festival Internacional Literário de Óbidos, está ocupado por oito artistas de Banda Desenhada, numa exposição que reúne desenhos a filmes de animação.
“Participação” é o tema do festival Iminente, que decorre hoje e no domingo em versão ‘Takeover’, nos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, com música, artes visuais, dança e conversas, de entrada gratuita.
O Museu de Arte Contemporânea - Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa, vai celebrar um ano de existência com a inauguração de quatro novas exposições e entrada gratuita nos dias 26 e 27 de outubro.
A 10.ª edição do ciclo "Museu como Performance", que celebra formas de arte “inclassificáveis e indisciplináveis”, combinando música, dança, performance e artes visuais, vai desafiar limites entre sábado e domingo no Museu de Serralves, no Porto.
A peça “Class Enemy”, a estrear-se no sábado no Teatro S. Luiz, em Lisboa, reúne seis rapazes de classes sociais pobres, entrincheirados na cave de uma escola, para resistirem a um sistema que sentem estar contra eles.
O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de saudação apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, de homenagem “à rainha do fado” Amália Rodrigues, quando se assinalam 25 anos da sua morte.
Um documentário sobre a vida e obra da poeta portuguesa Fiama Hasse Pais Brandão, realizado por Abílio Leitão, que dá a conhecer esta “voz singular no panorama da poesia portuguesa”, estreia-se na televisão no próximo dia 17.
A exposição "Harmonia e Dissonância: Orfismo em Paris, 1910-1930", a inaugurar em novembro no Guggenheim de Nova Iorque, vai contar com duas pinturas de Amadeo de Souza-Cardoso, confirmou à Lusa o museu norte-americano.
“Amigos da Treta”, com José Pedro Gomes e Aldo Lima, em cena no Teatro Villaret, em Lisboa, desde final de agosto, vai prolongar a presença em cartaz por mais de dois meses, até 22 de dezembro, anunciou hoje a produtora.
O único romance de Mário Dionísio, “Não há morte nem princípio”, um dos mais marcantes na mudança da literatura portuguesa na década de 1960 e há muito esgotado, vai ser reeditado esta semana, com um texto de Manuel Gusmão.
“Grand Tour”, “O Teu Rosto Será o Último” e “A Sibila” são alguns dos filmes em destaque no Cine Atlântico, nos Açores, que este ano dedica um fim de semana aos “verdes anos” do cinema português.
O Ministério da Cultura vai dispor em 2025 de uma dotação de despesa total consolidada de 597,3 milhões de euros, valor superior em 80 milhões à dotação aprovada para 2024, para os organismos do setor.
O mais recente romance da escritora sul-coreana Han Kang, que hoje venceu o Prémio Nobel da Literatura, “Despedidas Impossíveis”, vai ser publicado ainda este ano em Portugal pela Dom Quixote, que tem editado a obra desta autora.
Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Gonçalo M. Tavares e Dulce Maria Cardoso são alguns dos escritores que vão passar pelo festival Outono Vivo, que arranca em 25 de outubro, na Praia da Vitória, nos Açores, revelou o município.
Cuca Roseta e o coletivo Amália Hoje atuam, na sexta-feira e no sábado, na Feira de Inovação Agrícola do Fundão, evento que conta com 250 expositores e que pretende reunir as soluções mais modernas no setor.