A exposição “61 obras de Resende da Coleção do CAM Fundação Calouste Gulbenkian” é inaugurada hoje, no Lugar do Desenho Fundação Júlio Resende, em Valbom, Gondomar (Porto), fincando patente até outubro de 2025, anunciou a organização.
O Oceanário de Lisboa tem uma nova experiência imersiva e poética, a “Universo Submerso”, que apela à conservação e à importância do equilíbrio do oceano, numa exposição temporária integrada no percurso de visita do aquário.
Vinte escritores de língua portuguesa vão participar na primeira edição da feira do livro Letras Lusas em Londres, no dia 7 de dezembro, aproveitando a proximidade do Natal para incentivar a compra de presentes no evento.
Estrelas musicais internacionais, como o pianista chinês Lang Lang, o DJ francês Michael Canitrot ou a cantora franco-beninense Angélique Kidjo, vão atuar na reabertura da Notre-Dame de Paris na noite de 7 de dezembro, anunciou na sexta-feira a France Télévisions, organizadora do evento.
O programa de cooperação ibero-americana Ibermúsicas vai apoiar 49 projetos que envolvem Portugal e artistas e investigadores portugueses, seja em circulação de espetáculos, programação ou residências artísticas, foi hoje anunciado.
A 38.ª edição do Festival da Música da Madeira decorre entre os dias 8 e 29 de março do próximo ano, com a realização de 10 concertos e o envolvimento de 86 artistas, foi hoje anunciado.
O festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley vai voltar a realizar-se em 2025, entre 28 de junho e 9 de julho, e anunciou hoje como primeiras confirmações o italiano Mario Biondi e o português Herman José.
A árvore de Natal do Porto volta a iluminar-se sábado e a programação da quadra irá distribuir-se por vários locais da cidade, servindo a Avenida dos Aliados de palco aos concertos de Fernando Daniel, Marisa Liz e Rodrigo Leão.
A banda Decline and Fall junta os músicos Armando Teixeira e Hugo Santos ao escritor Ricardo S. Amorim, num processo que tem sido feito de rapidez e inspiração e estreado em palco no Amplifest, em novembro.
A companhia Marionet vai apresentar em Coimbra “O Virtuoso”, peça inglesa de 1676 que é tida como a primeira que tem um cientista como protagonista, numa altura em que a ciência moderna dava os primeiros passos.
O romance neerlandês “Max Havelaar”, de Multatuli, um clássico sobre a desumanidade da colonização, que inspirou o comércio justo e “matou o colonialismo”, tem mais de 160 anos, mas “perdura e perdurará como inspirador para quem luta pela justiça social”.
O rapper francês Solo, do grupo Assassin e precursor do breakdance em França, afirmou ter sido vítima, na adolescência, do DJ americano e pioneiro do hip-hop Afrika Bambaataa, já acusado de agressão sexual a um menor nos Estados Unidos.
Três óperas e cerca de 20 concertos, um deles dedicado a mulheres compositoras, constituem a programação do Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC) para o primeiro quadriénio do próximo ano, que irá circular pelo país.
“A Corrida das Folhas” é o título do primeiro livro infantil de Joana Godinho, onde convida os leitores a embarcarem numa viagem sensorial de outono, que tem como pano de fundo a floresta que ainda recorda ou imagina.
Exposições dedicadas à obra dos artistas Chantal Akerman, Roberto Burle Marx e António Bolota são algumas das propostas do museu do Centro Cultural de Belém (CCB) para 2025, segundo a programação apresentada esta semana pela direção artística, em Lisboa.
O antropólogo Paulo Lima considera que a classificação como Património da Humanidade pela UNESCO deu “visibilidade” ao cante alentejano e “dignidade” aos cantadores, mas lamentou que falte ainda uma estratégia transversal para a sua valorização.
O desenhador português André Carrilho edita esta semana uma edição ilustrada de “A Metamorfose”, de Franz Kafka, ainda no contexto do centenário do nascimento deste escritor.
Obras de Paula Rego, Helena Almeida, Julião Sarmento, Paulo Nozolino e Nan Goldin fazem parte das 210 peças de arte que compõem a nova exposição de Serralves intitulada “Canção contemporânea”, que estará patente até 1 de junho.
O Instituto Cultural de Macau (ICM) anunciou na quarta-feira uma consulta pública sobre a possível inscrição de 12 manifestações, incluindo a dança folclórica portuguesa, na Lista do Património Cultural Intangível do território.
O Festival Literário Internacional do Interior (FLII) - Palavras de Fogo retorna em junho de 2025, para a sua oitava edição, com a autora Olinda Beja, de São Tomé e Príncipe, como residente literária.
As Comédias do Minho lançam em dezembro um projeto pedagógico pioneiro para alunos do ensino secundário de escolas do Alto Minho, colocando-os a “discutir o mundo” com artistas ao longo de três anos.
Primeiras exposições individuais de Jeff Wall, Miriam Cahn e Cerith Wyn Evans em Portugal, e uma retrospetiva do artista português Rui Moreira vão marcar a programação do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, para 2025.
A artista anglo-ruandesa Dorothée Munyaneza disse à Lusa que a atribuição do Salavisa European Dance Award da Fundação Calouste Gulbenkian é um sinal positivo que contraria a tendência mundial de redução do apoio às artes, como a dança.