O escritor Juvenal Bucuane é o vencedor do Prémio de Literatura José Craveirinha 2025, o maior galardão da literatura e da cultura em Moçambique, anunciou a Associação dos Escritores de Moçambique (AEMO).
Pet Shop Boys, Scissor Sisters, FKA Twigs, Damiano David e The Flaming Lips estão entre os destaques do 4.º festival Kalorama, que acontece esta semana no Parque da Bela Vista, em Lisboa, "mais inclusivo" do que nas edições anteriores.
O rapper brasileiro Matuê é o cabeça de cartaz do Mateus Fest, um festival pensado especialmente para o público jovem e que está integrado na programação de Feira de São Mateus de Viseu, anunciou no domingo a organização.
A pianista Maria João Pires anunciou hoje um afastamento dos palcos “por algum tempo” devido a um “problema de saúde cerebrovascular”, numa mensagem publicada nas redes sociais.
O guitarrista Luís Fernando, conhecido pelo "rock tocado bem alto" e pelo trabalho com a cantora Adelaide Ferreira, morreu aos 65 anos e o funeral realizou-se no sábado, em Almada, indica a página do músico no Facebook.
O Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO), que começa no dia 29, contará com as estreias de Angela Hewitt e Bertrand Chamayou, numa edição marcada por homenagens aos compositores Johann Sebastian Bach e Maurice Ravel.
O novo documentário “Sally”, que se estreia a 17 de junho no Disney+ Portugal, revela como a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço, Sally Ride, teve de enfrentar machismo na própria agência espacial NASA e esconder a sua vida pessoal devido à homofobia.
O Festival Primavera Sound do Porto 2026 vai realizar-se de 11 a 13 de junho no Parque da Cidade, anunciou a organização, que encerra hoje a sua 12.ª edição com festa eletrónica a cargo de Paul Kalkbrenner.
O Prémio Literário Candango, que valoriza autores, editoras e projetos de incentivo à leitura em países lusófonos, está com as inscrições abertas até ao próximo dia 25, em sete categorias cujos prémios somam 195 mil reais (30 mil euros).
A primeira biografia do poeta Herberto Helder, da autoria de João Pedro George, fruto de sete anos de investigação, testemunhos e documentos inéditos, separa o homem do mito, revelando facetas desconhecidas de alguém que foi simultaneamente “grande e pequeno”.
A exposição "Flamboyant", da artista portuguesa Joana Vasconcelos, inaugurada em fevereiro nos jardins e no Palácio de Liria, em Madrid, Espanha, recebeu 80 mil visitantes e vai ser prolongada até 31 de agosto, anunciou esta semana a organização.
Os brasileiros Bruna Lombardi e Marcelo Rubens Paiva e o britânico Bobby Duffy são os autores internacionais convidados da 49.ª Feira do Livro de Aveiro, que decorre de 20 de junho a 6 de julho, anunciou hoje a organização.
As escritoras Yael van der Wouden e Rachel Clarke venceram o prémio literário Women’s Prize, nas categorias de ficção e não-ficção, respetivamente, anunciou na quinta-feira a organização do galardão.
No ano em que se assinala o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, a televisão pública dedica uma série documental à vida e obra do maior escritor romântico português, que se estreia no sábado, na RTP3.
O festival de arte e cultura Refugee Week vai estrear-se em Portugal, entre 16 e 22 de junho, para celebrar as contribuições das comunidades refugiadas e migrantes que vivem em várias cidades do país.
A cantora portuguesa Mariana Arroja edita hoje o álbum de fado “O Meu Nome é Ninguém” em Berkeley, Califórnia, o primeiro trabalho completo da artista que em 2024 tinha apresentado o EP “Alma Perfumada”.
Manuel de Oliveira e Tó Trips são alguns nomes do cartaz do Festival Instrumental Portugal, que decorrerá de 3 a 6 de julho, na Póvoa de Lanhoso, e que dará também palco aos tocadores locais.
Afonso Cruz e Alexandra Lucas Coelho são os autores portugueses que participam na edição deste ano da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho, que celebra o título de “capital mundial do livro”.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) está a preparar um “protocolo de tolerância zero a qualquer discriminação”, disse na quinta-feira à agência Lusa o seu diretor artístico, Pedro Penim.
O fadista Camané, convidado especial nas comemorações do 10 de junho em Luanda, destaca que a “amizade” e “identificação” que a língua e a música criam entre Portugal e Angola e o poder das canções aproximam os dois países.
A escritora Lídia Jorge alertou hoje contra a possibilidade de loucos atingirem o poder e contra “a fúria revisionista que assalta pelos extremos”, num discurso em que condenou o racismo, a escravatura e a cultura da mediocridade.
Um manifesto sobre o processo de adaptação de uma mulher num país estrangeiro é como os autores definem o espetáculo de dança “C M 8. Cuecas em 8”, que o Teatro do Bairro acolhe no dia 15, em Lisboa.
O escritor britânico Frederick Forsyth, autor de “O Chacal” (“The Day of the Jackal”, no original) e de outros romances de espionagem de grande sucesso, morreu na segunda-feira, aos 86 anos, após “uma breve doença”, informou o seu agente literário.