Os Quatro e Meia lançam em abril o seu segundo álbum, "O Tempo Vai Esperar", com a participação de Carlão e Pedro Tatanka, num trabalho onde há mais diálogo da música popular portuguesa com outros géneros.
A Orquestra Clássica do Centro (OCC) promove, em parceria com os tribunais de Relação, um ciclo de concertos, este ano e em 2021, nos palácios da justiça de Coimbra, Lisboa, Porto, Évora, Leiria e Guimarães.
Os critérios de atribuição de apoios a festivais de cinema favorecem eventos localizados nas principais cidades do país, concluiu uma tese realizada em Coimbra, que assinala que os festivais não "têm servido para colmatar a falta de oferta de cinema em regiões dele carenciadas".
O escritor angolano Pepetela venceu hoje o Prémio Literário Casino da Póvoa 2020, com o livro "Sua Excelência de Corpo Presente", atribuído no âmbito do encontro literário Correntes d'Escritas, na Póvoa de Varzim, anunciou a organização.
O filme "Variações", de João Maia, sobre o músico António Variações, lidera os prémios do cinema português Sophia, com 17 nomeações, revelou hoje a Academia Portuguesa de Cinema.
Os concursos de 2020 de apoio financeiro ao cinema e audiovisual abrem hoje com 22,7 milhões de euros, com um aumento de verbas para o apoio à exibição, à produção de documentários e escrita para audiovisual.
O escritor Afonso Reis Cabral vai apresentar em Lisboa, na quinta-feira, o projeto “Novo Canto para Os Lusíadas”, com o qual vai passar pelos lugares de Camões, "em busca de figuras que transcrevam estrofes" da obra, anunciou o Camões Instituto.
Vinte e três espetáculos integram o programa da 38.ª edição “Música em Leiria”, festival que chega a 12 municípios do distrito de Leiria e ao concelho de Ourém entre 20 de março e 25 de abril.
O funeral do ator e argumentista Tozé Martinho realiza-se na terça-feira ao início da tarde, após a celebração de uma missa de corpo presente, marcada para as 14:00, na Igreja da Ressurreição, em Cascais, disse hoje à agência Lusa fonte da família.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, destacou hoje “o papel nuclear” que o ator e argumentista Tozé Martinho, que morreu este domingo aos 72 anos, “representou no mundo teatral e audiovisual nacional”.
O velório do ator e argumentista Tozé Martinho, que morreu hoje aos 72 anos, decorre a partir de segunda-feira à tarde da Igreja da Ressurreição, em Cascais, estando o funeral marcado para terça-feira, na mesma localidade.
A TVI recorda o ator e argumentista Tozé Martinho, que morreu hoje aos 72 anos, como um “pioneiro da indústria das novelas portuguesas”, cuja carreira “inspirou os guionistas nacionais”, abrindo portas a uma atividade que envolve centenas de pessoas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda Tozé Martinho, que morreu hoje, aos 72 anos, como um “dos atores e guionistas portugueses mais ativos”.
A artista visual Mónica de Miranda inaugura na quarta-feira, em Lisboa, uma exposição que é parte de um projeto de pesquisa iniciado em 2009, que reúne registos visuais e sonoros captados em bairros ‘informais’ da periferia da capital.
O espetáculo “Adão + Eva: A Experiência”, inspirado em “Os Diários de Adão e Eva”, de Mark Twain, inicia, no dia 22, em Ponte de Lima, uma digressão que o levará a cinco localidades portuguesas, informou a produtora.
“Era uma vez … ou lá o que é” é a nova criação do Teatro Extremo, uma criação desenvolvida na técnica de 'clown' moderno, a estrear no dia 21, às 21h30, no Teatro Estúdio António Assunção, em Almada.
Os Tais Quais sobem ao palco da sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, no dia 22, às 21h00, com um alinhamento em que predomina o repertório alentejano.
Um concerto pelo pianista João Bettencourt da Câmara, com os solistas da Camerata Atlântica, com obras de Brahms e Schubert, realiza-se na próxima segunda-feira, às 19h00, no Palácio de Fronteira, em Lisboa.
O flautista David Silva e o pianista Philippe Marques põem em confronto obras dos compositores japoneses Toru Takemitsu, Michio Miyagi, Takashi Yoshimatsu, e dos franceses Claude Debussy e Albert Roussel, no Museu do Oriente, em Lisboa, num recital, no dia 22.
O organista João Vaz, titular do órgão histórico Fontanes da Igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa, apresenta-se em dois recitais no XIII Festival Internacional de Órgano y Música Antiga, no México, durante a próxima semana.
O clássico inglês de literatura de viagens de Patrick Leigh Fermor, "Tempo de Dádivas", que narra a sua viagem a pé de Holanda à Turquia, numa Europa em vésperas da Segunda Guerra Mundial, é publicado pela primeira vez a Portugal.
O gestor cultural Miguel Honrado, há menos de um mês à frente da Associação Música, Educação e Cultura (AMEC), que tutela a Orquestra Metropolitana de Lisboa, aposta num trabalho de continuidade, com horizonte fixado em 2022, "um ano de viragem".
O caso do tetraplégico espanhol Ramón Sampedro colocou o debate sobre a eutanásia nos ecrãs do mundo, através do filme “Mar Adentro”, e levou a discussão do cinema e das televisões para as ruas.