Uma exposição e performances da artista Susana Mendes Silva, inspiradas na obra da escritora portuguesa Judith Teixeira (1880-1959), vão ser apresentadas a partir de 10 de junho no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa.
Agências de músicos estudam alternativas para que a redução das lotações nas salas de espetáculos não afete os artistas, seja através de parcerias com marcas, formações reduzidas ou espetáculos intimistas, mas admitem que os cachês poderão sofrer um corte.
Pequenas salas de concertos que formam um circuito informal para artistas emergentes vivem situações distintas, havendo espaços sem possibilidade de reabrir, outros que procuram alternativas fora do seu espaço e alguns que reabrem com lotações muito reduzidas.
A poucos dias da reabertura das salas de espetáculos e cinemas, marcada para segunda-feira, 1 de junho, são poucos os espaços culturais que já anunciaram como vão retomar a atividade e o que vão programar.
Uma exposição sobre a temática religiosa na obra de Paula Rego, com 112 obras da pintora, em diálogo com 21 telas da artista barroca Josefa d'Óbidos, vai estar patente a partir de dezembro na Casa das Histórias, em Cascais.
O festival de artes Walk&Talk vai adiar a 10.ª edição para 2021, mas realiza, este ano, de 9 a 19 de julho, a edição "9.5", que se desdobra em iniciativas presenciais e online, foi hoje revelado.
O primeiro-ministro referendou hoje a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia de COVID-19.
As bibliotecas dos vários serviços da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vão reabrir de forma faseada, seguindo as normas anunciou hoje aquela entidade.
O espaço Maus Hábitos, no Porto, vai reabrir na terça-feira com um alargamento da área de restauração à sala de espetáculos e uma programação cultural renovada com palavras, cinema e música “à mesa”.
O Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE) recebeu “com muita preocupação” as regras para a reabertura das salas de espetáculo e de espetáculos ao ar livre, divulgadas na terça-feira pelo Ministério da Cultura.
O mercado livreiro começou a dar sinais de melhoria com a reabertura das livrarias, registando uma gradual subida do número de vendas, embora ainda com perdas na ordem dos 40%, relativamente a 2019, segundo dados da consultora GfK.
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou hoje, em Coimbra, que "provavelmente a maior parte da programação cultural deste ano não terá preço", salientando que o trabalho feito pelo Governo é para garantir que os eventos aconteçam.
Duas praças em Lisboa e no Porto serão “um grande espaço de luta e protesto” dos profissionais do setor da Cultura, no dia 4 de junho, no âmbito da manifestação nacional “Parados. Nunca calados”, promovida pelo CENA-STE.
A associação Plateia reclama uma linha de financiamento para o cumprimento das regras de abertura de teatros e da retoma das atividades sem a qual a situação financeira das estruturas artísticas será incomportável.
“Dentro do Abraço” é o espetáculo que a Companhia de Dança de Almada disponibiliza online a partir de sexta-feira, 29 de maio, até 4 de junho, no seu canal Vimeo, anunciou a companhia.
O produtor de cinema Pedro Fernandes Duarte acusou na terça-feira a Câmara de Lisboa de desrespeito pelos profissionais da Cultura nos apoios concedidos aos agentes culturais, considerando “absurdo” que tenha sido seguido “apenas um critério cronológico” e não “um critério qualitativo”.
As regras para a reabertura das salas de espetáculo e espetáculos ao ar livre, divulgadas na terça-feira pelo Ministério da Cultura, exigem máscaras, lugares marcados, definição de vias de entrada e de saída, limpeza e desinfeção das instalações e recintos.
O Presidente da República promulgou hoje o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à COVID-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio da igualdade".
As candidaturas à vertente Cultura do Fundo de Emergência Social da Câmara de Lisboa apresentadas após 5 de maio já não serão consideradas, por ter sido atingido o valor total da verba disponível, mais de 1,3 milhões de euros.
A Companhia de Teatro Lendias d'Encantar e o Musibéria lançaram um projeto para fomentar a criação musical e "atenuar efeitos" da pandemia de COVID-19 em músicos do Alentejo, desafiando-os a compor músicas que poderão render-lhes receitas.
As audiências da RTP Memória estabilizaram depois do sucesso da estreia das aulas do #EstudoEmCasa, mas pais e diretores dizem que alunos continuam a assistir e apontam curiosidade inicial do público como possível explicação.
A ministra da Cultura desmentiu que os projetos financiados no programa Cultura para Todos sejam afetados devido à criação da nova linha de financiamento de 30 milhões de euros para os municípios usarem em programação cultural.