O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, reabre a 1 de junho com "uma programação especial de cinema" e lotação reduzida a cerca de 20% da capacidade da plateia, devido à pandemia da COVID-19.
A duplicação para 500 mil euros das verbas do Fundo de Emergência Social, criado pela Câmara de Lisboa para ajudar agentes e entidades do setor da Cultura, foi aprovada na segunda-feira por unanimidade.
O músico, psicólogo e investigador Vítor Reino, fundador da Ronda dos Quatro Caminhos, morreu na "noite de sexta-feira para sábado", em Almada, disse hoje à Lusa fonte da Associação Nacional para a Inclusão dos Cidadãos com Deficiência Visual.
Marcelo Rebelo de Sousa lamentou hoje a morte da escritora Maria Velho da Costa, no sábado, aos 81 anos, que recordou como a autora de uma obra "invulgar e memorável" que marcou o seu tempo.
Maria Velho da Costa, que morreu no sábado aos 81 anos, foi "uma mulher corajosa e uma escritora inovadora e brilhante", com uma obra à qual os leitores devem regressar, afirmou hoje a ministra da Cultura, Graça Fonseca.
A escritora Maria Velho da Costa, que morreu no sábado, em Lisboa, aos 81 anos, sabia que todos os regimes totalitários consideram a literatura "perigosa".
A escritora portuguesa Maria Velho da Costa, Prémio Camões em 2002, morreu hoje, aos 81 anos, disse à agência Lusa a realizadora Margarida Gil, amiga da família.
A escritora Isabel Stilwell publica, no próximo 2 de junho, um novo romance histórico, “D. Manuel I – Duas Irmãs para um Rei”, que aborda os dois casamentos do rei português, com as infantas espanholas, anunciou a Editorial Planeta.
O Teatro Viriato de Viseu anunciou que vai apresentar semanalmente, a partir de segunda-feira, “Gráficos da Cidade e das Coisas”, criação do escritor Gonçalo M. Tavares, a estrear no novo blogue da instituição, onde poderá ser acompanhada.
A plataforma Unidxs (Unidos) Pelo Presente e Pelo Futuro da Cultura em Portugal pediu hoje reuniões ao primeiro-ministro e ao Presidente da República, para discutir os problemas com que os agentes culturais se confrontam devido à COVID-19.
A estreia literária da ilustradora Eduarda Lima, dois livros premiados de autoras estrangeiras e novas histórias de “Uma aventura” e “O bando das cavernas” estão entre as próximas novidades de livros para os mais novos.
A oitava edição do Azores Fringe Festival decorre de 29 de maio a 28 de junho, com eventos transmitidos online, pela rede social Facebook, ou em vídeo, num programada "remodelado" devido à pandemia de COVID-19, foi hoje anunciado.
Os profissionais da dança estão divididos entre a necessidade de retomar o trabalho em palco e o medo de contágio, confrontados com o anúncio de abertura de teatros e salas de espetáculos a 1 de junho.
As verbas do Fundo de Emergência Social criado pela Câmara de Lisboa para ajudar agentes e entidades do setor da Cultura vão ser duplicadas, de 250 mil para 500 mil euros, prevendo-se o apoio a quase 300 candidaturas.
A associação cultural Acesso Cultura pede o envolvimento dos agentes culturais em “qualquer revisão da aplicação de verbas” do programa Cultura para Todos, como está a acontecer nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje o lançamento de uma linha de financiamento de 30 milhões de euros para ser usada pelos municípios na programação cultural.
A maratona de pianistas que anualmente assinala, na Casa da Música, no Porto, o aniversário de Helena Sá e Costa vai realizar-se de forma virtual este ano, devido à pandemia de COVID-19, anunciou a instituição.
O Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa, disponibiliza, a partir de hoje, online, "A Filha do Tambor", opereta de Jacques Offenbach que o teatro estreou há um ano e com que assinala também os 126 anos de abertura.
Mais de um terço das organizações da cultura (34,6%) perde postos de trabalho este ano, no contexto da paralisação imposta pela pandemia de COVID-19, verifica o Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho.
O catálogo da exposição "Olafur Eliasson: O V/Nosso Futuro É Agora", publicado pela Fundação de Serralves em 2019, foi distinguido como uma das 50 publicações mais bem desenhadas, num concurso da ordem dos designers norte-americanos.
O livro "Amália, Ditadura e Revolução, a História Secreta", de Miguel Carvalho, vai ser publicado em junho, anunciou hoje o Grupo LeYa, a par de outros novos títulos de Lídia Jorge e Isabel Rio Novo.
A edição de 2020 do projeto europeu École des Maîtres foi cancelada, devido à pandemia da COVID-19, com a organização a lançar nova iniciativa que passa a contar com oito jovens dramaturgos em vez de atores, foi hoje anunciado.
As galerias de exposições de arte da Culturgest, em Lisboa e no Porto, vão reabrir no sábado com as exposições dedicadas a Álvaro Lapa e a Elisa Strinna, adaptadas às novas exigências de saúde pública, anunciou hoje a fundação.
A Vigília Cultura e Artes, criada para denunciar dificuldades no setor devido à pandemia, arrancou hoje no Porto com o primeiro turno de 10 manifestantes a criticar a tutela, por criar um “concurso” em vez dum “fundo de emergência”.