O reagendamento de espetáculos afetados no período de proibição, até 30 de setembro por causa da COVID-19, “não dá direito à restituição do preço do bilhete” ao consumidor, segundo as alterações à proposta de lei do Governo aprovadas hoje.
Profissionais das Artes e da Cultura estão desde as 09h00 de hoje em vigília em frente ao parlamento, em Lisboa, para “dar visibilidade” à luta de anos num setor cujas fragilidades a pandemia da COVID-19 “tornou mais evidentes”.
O vereador do BE da Câmara de Lisboa alertou hoje a autarquia para as “graves dificuldades financeiras” da livraria Barata, questionando que ações prevê para responder “à possível falência de uma das lojas mais emblemática” da Avenida de Roma.
Os profissionais das artes de Almada concentraram-se hoje em frente à câmara municipal, no distrito de Setúbal, apelando para que os governantes tomem “decisões estruturais” e a cultura passe a ser considerada como um “bem essencial”.
A Conselheira Cultural na Embaixada de Portugal na Alemanha, Ana Patrícia Severino, foi escolhida para comissária da Feira Internacional do Livro de Leipzig 2021, que terá Portugal como convidado de honra e um novo enquadramento devido à COVID-19.
A Escola da Noite prevê retomar os ensaios ainda neste mês e O Teatrão em junho, depois de terem suspendido as atividades presenciais devido à COVID-19, informaram hoje estas duas companhias de teatro de Coimbra.
Portugal é um dos 14 países selecionados para a edição de 2021 do Prémio de Literatura da União Europeia, que em edições anteriores distinguiu Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz e David Machado, segundo a organização do prémio.
A associação Plateia alerta que a reabertura de salas de espetáculos, em junho, “não significará a retoma do setor” da Cultura, já que as medidas propostas pelo Governo “terão um impacto financeiro muito significativo nos espaços e promotores independentes”.
A Câmara de Mafra inaugura na quinta-feira o Centro Cultural da Malveira, com um museu dedicado à atriz Beatriz Costa e uma visita online, no âmbito das comemorações do feriado municipal.
Os Artistas Unidos adiaram o regresso à atividade para 16 de julho, nas Caldas da Rainha, e mantêm a peça “Uma solidão demasiado ruidosa”, a partir da novela do escritor checo Bohumil Hrabal, como espetáculo a apresentar.
A Livraria Barata, em Lisboa, anunciou hoje que vai começar a “desconfinar o espaço e o tempo”, abrindo integralmente o piso principal e ampliando o horário de atendimento, para permitir a entrada de mais clientes.
O sindicato Cena-STE alerta para o risco de fecho de salas e de atividades, com perda de receitas de bilheteira, e considera necessário acesso gratuito a testes de rastreio à COVID-19 para os profissionais de espetáculos.
O deputado único e líder demissionário do Chega, André Ventura, deixou de ser comentador da CMTV e do Correio da Manhã, confirmou à Lusa o diretor-geral editorial do grupo Cofina, justificando que “foi uma decisão editorial”.
O Movimento Pelos Profissionais do Palco considera “inviável” a proposta do Ministério da Cultura para a abertura dos teatros em 01 de junho, e lamenta que não tenha sido dado conhecimento da proposta às companhias independentes e às produtoras.
O ator e comediante norte-americano Fred Willard, que interpretou a personagem do pai de Phil na série "Uma Família Muito Moderna", morreu na sexta-feira à noite, aos 86 anos, anunciou no sábado a família.
As vendas de livros, nos Açores, já eram um desafio antes da COVID-19, mas a pandemia veio piorar o panorama de um setor que vive da proximidade, agora procurada através da Internet.
Em tempo de pandemia de COVID-19, e num mercado pequeno, livreiros e editores dos Açores preparam, com esperança, o futuro incerto, mas apontam a falta de uma política para o setor.
A banda portuguesa Gaerea vai lançar no dia 24 de julho o segundo álbum, intitulado “Limbo”, que marca a estreia na editora Season of Mist, tendo já uma digressão europeia agendada para o começo do próximo ano.
Teclistas, tocadores de concertina e bandas que animam os bailes e romarias de verão viram o seu principal rendimento desaparecer. Sem perspetivas de qualquer rendimento, há quem já pense em mudar de profissão.
A atriz Pilar Pellicer, que marcou a chamada época de ouro do cinema mexicano, morreu aos 82 anos, por complicações derivadas do COVID-19, anunciaram hoje as autoridades locais.
A organização do festival da Eurovisão confirmou no sábado que a edição de 2021 terá lugar na cidade holandesa de Roterdão, depois de o evento ter sido cancelado este ano devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
O fenómeno criado pelos diretos do humorista Bruno Nogueira na rubrica “Como é que o Bicho Mexe?” deve ser estudado e visto como uma “referência”, segundo os especialistas em redes sociais contactados pela Lusa.
A humidade é o principal inimigo ambiental na origem da degradação da obra-prima da pintura "O Grito", de Edvard Munch, segundo as descobertas publicadas na sexta-feira por uma equipa internacional de cientistas que usaram técnicas não invasivas com raios-x.