David Fonseca e Joana Espadinha protagonizam, na sexta-feira, o arranque do Lisboa ao Palco, um ciclo de concertos de música portuguesa na Quinta da Alfarrobeira, em Lisboa, e que se estenderá até outubro.
A correspondência secreta trocada entre o poeta Paul Celan e a escritora e dramaturga Ingeborg Bachmann, testemunho do amor vivido pelos dois gigantes da literatura alemã, acaba de ser publicada pela Antígona, no âmbito do centenário do poeta.
O Festival Política 2020 estende-se a Braga, de 15 a 17 de outubro, com uma programação focada no Ambiente e que pretende "alertar os cidadãos para os desafios que representam as alterações climáticas", com filmes, debates e performances.
Concluída depois de ter surgido a pandemia, a nova coreografia de Olga Roriz, "Seis Meses Depois", subirá ao palco na sua versão "mais leve, tranquila e feliz", por opção da criadora, que decidiu "iluminá-la e elevá-la".
O festival One Man Band e o 14.º Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda são dois dos destaques da programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) até ao mês de outubro.
A associação cultural Materiais Diversos lança, no próximo dia 24, em Lisboa, o livro “Paisagens Imprevistas — Outros lugares para as artes performativas”, que marca as dez edições do Festival Materiais Diversos (FMD).
O cineasta checo Jiri Menzel, vencedor de um Óscar pelo filme "Comboios Rigorosamente Vigiados", morreu no sábado, aos 82 anos, noticiou hoje a Rádio Praga, citando a mulher do realizador.
O humorista Ricardo Araújo Pereira (RAP) assume-se como “uma pessoa de esquerda”, mas prefere a posição de cómico para “fazer pouco do primeiro-ministro”, rejeitando qualquer hipótese de aproveitar o seu mediatismo e fazer vida política séria.
Os músicos José Manuel Neto e Carlos Proença orientam 'workshops', respetivamente de guitarra portuguesa e viola, em outubro e novembro, numa iniciativa da Associação das Casas de Fado de Lisboa (ACFL), anunciou o Museu do Fado.
Uma homenagem ao ator Pedro Lima, que morreu em junho, realiza-se hoje no Teatro São Luiz, em Lisboa, com a leitura da peça “Sou o Vento”, de John Fosse, e uma conversa entre amigos e companheiros de trabalho.
O filme "A Febre", da realizadora brasileira Maya Da-Rin, e a produção portuguesa "O Fim do Mundo", do luso-suíço Basil da Cunha, venceram, respetivamente, as competições Internacional e Nacional de longas-metragens do festival IndieLisboa.
O escritor Paulo José Miranda acredita que escrever altera o ato da leitura e para a autora Adriana Lisboa os livros são "seres vivos", como contam na série documental "Herdeiros de Saramago", que tem antestreia hoje no IndieLisboa.
O concerto pela Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP), sob a direção da maestrina Joana Carneiro, hoje, no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), em Lisboa, abre a temporada com programação anunciada para setembro e outubro.
Uma "rave operática, com distanciamento social, realiza-se hoje, no âmbito do Festival de Ópera, OperaFest, no jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, com a música pop e a ópera a contagiar-se mutuamente, segundo a organização.
O 50.º aniversário do compositor e pianista português Bernardo Sassetti, que morreu em 2012, é assinalado hoje com um concerto de homenagem, em Coimbra, na Quinta das Lágrimas.
O livro "Amália nas suas Próprias Palavras", a sair este mês, com base em entrevistas feitas pelo escritor Manuel da Fonseca, e um de Cavaco Silva são algumas das novidades editorais apresentadas hoje pelo Grupo Porto Editora (GPE).
Os festivais de música em Portugal originaram uma receita estimada de dois mil milhões de euros (2ME) em 2019, segundo o relatório anual da Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest), a que a Lusa teve hoje acesso.
“Mensagem”, a única obra poética que Fernando Pessoa publicou em vida, em língua portuguesa, foi relançada no mercado com edições bilingues e traduções em inglês, francês e espanhol, disse hoje o coordenador do projeto à agência Lusa.
“Os Rapazes de Nickel”, obra de Colson Whitehead, que venceu o Prémio Pulitzer de Ficção 2020, chega às livrarias portuguesas na próxima semana, anunciou o grupo editorial Penguin Random House Portugal.
A edição deste ano do Circular, Festival de Artes Performativas de Vila do Conde, adaptou-se às contingências da pandemia de COVID-19, mas vai manter espetáculos com presença de público, apresentando várias estreias absolutas e nacionais.
Sinfonias de Beethoven, dança contemporânea, teatro comunitário e música eletrónica marcam a programação do Teatro das Figuras, em Faro, até ao final do ano, anunciou a direção daquele equipamento cultural.
A 46.ª edição do Festival Internacional de Música de Espinho arranca no próximo dia 25 e levará à cidade sete concertos por artistas como o saxofonista Jan Garbarek e a cantora China Moses, revelou hoje a organização.
A 44.ª festa político-cultural do PCP vai “Avante!” entre sexta-feira e domingo, no Seixal, apesar das críticas pelo contexto pandémico, mas limitada a um sexto dos visitantes diários (16.500 pessoas) em plateias sentadas.
O editor Francisco da Conceição Espadinha, fundador e presidente do conselho de administração do Grupo Presença, faleceu na quarta-feira, em Lisboa, aos 86 anos, anunciou hoje o grupo editorial.