O livro de poesia “Jaguar”, de António Carlos Cortez, venceu este ano o Prémio Literário Ruy Belo, pela sua “coerência estrutural” e por revelar um “salto quantitativo” em relação à obra do autor, anunciaram hoje os promotores da iniciativa.
O livro “Ascensão da Água”, de Samuel F. Pimenta, que venceu o Prémio Literário Cidade de Almada 2019, na área de poesia, chegou às livrarias na quinta-feira, pela editora Labirinto.
“Ensaio sobre a Cegueira” é a criação que a Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) vai estrear-se, no sábado, no ROOF Dance Festival, em Lisboa, baseada na obra com o mesmo título de José Saramago.
Gessos históricos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e esculturas de artistas nacionais e estrangeiros vão dialogar numa exposição que abre hoje ao público, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para celebrar a constante reinvenção desta arte.
O ator Bruno Candé, que morreu baleado em julho passado, é recordado hoje por oito salas e companhias de teatro, pelo cinema Ideal e a distribuidora Alambique, com a receita dos espetáculos a reverter na íntegra para a família.
O escritor e jornalista Mário Zambujal será o autor homenageado da edição deste ano do festival literário Escritaria, em Penafiel, que também destacará Fernando Alves, que assinala 50 anos de carreira de rádio, informou hoje a organização.
“A Tragédia de Júlio César”, de William Shakespeare, encenada por Luís Araújo, vai estar em cena durante o próximo fim-de-semana, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, um espetáculo que irá ajudar a família do ator Bruno Candé.
A terceira edição da Feira Gráfica de Lisboa, dedicada a microprojetos editoriais, vai decorrer em outubro, no Pavilhão Branco do Museu de Lisboa, com a exclamação "Continuar a Publicar!", foi hoje anunciado.
Uma exposição comemorativa dos 20 anos de existência da Perve Galeria e outra dedicada ao centenário do nascimento do artista plástico Cruzeiro Seixas vão marcar a reabertura deste espaço, em Lisboa, em 19 de setembro.
O estatuto dos profissionais da área da Cultura "será revisto e implementado" em 2021, lê-se no projeto de proposta de lei das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2021.
O Presidente da República justificou hoje a não realização da 5.ª Festa do Livro em Belém com a preocupação de mitigar os riscos de contágio da COVID-19, realçando que esta iniciativa "tem incluído várias manifestações culturais".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje a realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa pelos prémios recebidos no Festival de Cinema de Veneza.
As Feiras do Livro de Lisboa e Porto encerram hoje, ao fim de pouco mais de duas semanas sobre a abertura, feita numa tentativa de resistência à crise, como então reconheceram os seus organizadores.
A banda desenhada "Balada para Sophie", a nova colaboração entre os autores Filipe Melo e Juan Cavia, é a que expõe mais as afinidades e ansiedades que os assombram, disse o argumentista à agência Lusa.
O músico Jorge Palma recebeu no sábado a medalha de mérito cultural da câmara de Lisboa, no final de um concerto em que lhe ficou prometida uma "homenagem nacional" pelo Presidente da República.
O lendário vocalista da banda de reggae Toots & the Maytals nos anos 1960 morreu na sexta-feira “tranquilamente” em Kingston, na Jamaica, aos 77 anos, rodeado pela família, noticiou hoje a BBC News, citando um anúncio do grupo.
A 35.ª edição dos Prémios Goya, a gala mais importante do cinema espanhol, na qual concorre o filme português “Mosquito”, de João Nuno Pinto, foi adiada uma semana para 6 de março de 2021, anunciou hoje a organização.
Um documentário do naturalista britânico David Attenborough, que será transmitido pela estação BBC no domingo, alerta para o risco de a humanidade estar cada vez mais sujeita a pandemias devastadoras, se não proteger as espécies em vias de extinção.
“O Diário do Ano da Peste”, escrito em 1720 por Daniel Defoe, foi agora reeditado pela PIM! Edições, oferecendo uma nova leitura à luz da situação pandémica que se vive, que torna mais “fascinante” mergulhar nos pormenores do livro.
Um espetáculo interpretado por jovens bailarinos escolhidos pelo programa Território, e coreografado por Marco Goecke, e a dupla Iratxe Ansa/Igor Bacovich, estreia-se hoje, no Teatro Camões, em Lisboa, numa parceria com a Companhia Nacional de Bailado (CNB).
A livraria TFM – Centro do Livro de Língua Portuguesa, a mais antiga da Alemanha, celebra 40 anos, com a ameaça da crise provocada pela pandemia da COVID-19, mas sem deixar de receber encomendas.
O coreógrafo Victor Hugo Pontes transformou em movimento um texto do escritor Gonçalo M. Tavares e criou o espetáculo "Os Três Irmãos", que aborda o desaparecimento dos elementos da família e tem estreia marcada para dia 18, em Viseu.
O filme "O Movimento das Coisas", de 1985, da realizadora portuguesa Manuela Serra, foi selecionado para o Festival Lumière, que decorrerá em outubro em França, revelou a Cinemateca Portuguesa.
O editor, bibliófilo e designer italiano Franco Maria Ricci, que idealizou o labirinto de Masone, na Itália, o maior do mundo, com 200 mil plantas, morreu na quinta-feira, em Parma, aos 82 anos, noticiou na sexta-feira a imprensa local.