As rádios cumpriram, no ano passado, a quota mínima de difusão de música portuguesa, que nesse ano passou de 25% para 30%, segundo uma análise feita pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
Batida (Pedro Coquenão) editou um novo álbum, pela editora belga Crammed Discs, cujo título, “Neon Colonialismo”, é um “jogo de palavras” que se transformou num objeto, com o qual pretende “provocar um início de conversa”.
A banda portuguesa Os Quatro e Meia vai atuar pela primeira vez em Inglaterra, em abril de 2023, o mesmo ano em que irá estrear-se ao vivo na Altice Arena, em Lisboa.
São João da Madeira acolhe, a partir do próximo dia 4, mais uma edição do Novembro Jazz, desta vez levando à Casa da Criatividade artistas como os portugueses Carlos Bica e Ricardo Toscano, e o brasileiro Amaro Freitas.
O escritor e jornalista Manuel António Pina, desaparecido há dez anos, será o autor a celebrar na edição de 2023 da Feira do Livro do Porto, anunciou a Câmara Municipal.
O teatro “Lusoataque”, fundado em Colónia, na Alemanha, em 2006 por uma portuguesa, mistura as duas línguas e prepara novo projeto com mais de uma dezena de participantes.
As instituições credenciadas junto da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) vão ter dois milhões de euros disponíveis para “projetos e circulação de exposições”, anunciou o Ministério da Cultura.
Seis autores portugueses estão nomeados para o prémio literário sueco Astrid Lindgren 2023, no valor de quase 500 mil euros e que reconhece pessoas e organizações que se dedicam à promoção do livro e leitura para crianças e jovens.
As primeiras imagens de Macondo, da série da Netflix "Cem Anos de Solidão", foram reveladas esta sexta-feira, assinalando o 40º aniversário do momento em que Gabriel García Márquez descobriu que iria receber o Nobel da Literatura algumas semanas mais tarde.
Um autorretrato de Nicolas Poussin, obra convidada do Museu do Louvre, vai estar patente no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, de segunda-feira até 15 de janeiro de 2023, integrado na Temporada Cruzada Portugal-França.
A falta de pessoal no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, e consequente falta de transmissão de conhecimentos acumulados é uma das principais preocupações do diretor da instituição, que receia um retrocesso de mais de um século.
A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa, vai ter patente ao público, a partir de 4 de novembro, a exposição “Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939)”, que assinala o centenário da descoberta do túmulo do faraó.
A cantora brasileira Agnes Nunes regressa a Portugal na primavera para quatro concertos, em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, anunciou hoje a promotora dos espetáculos.
João, um professor universitário, e Carla, sua aluna, são os protagonistas da peça “Oleanna”, de David Mamet, uma criação da companhia Cegada, a estrear sexta-feira, no Teatro Estúdio Ildefonso Valério, em Alverca.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo vai decorrer entre 10 e 18 de novembro, com oito espetáculos, para todos os públicos e com mais horários para permitir o acesso a quem se desloca de transportes públicos.
O Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, recebe um “manifesto de diálogo e consenso” que é a peça “Para que os Ventos se Levantem: Uma Oresteia”, “uma reescrita” de Ésquilo pelo olhar de Gurshad Shaheman.
A produtora UAU alertou hoje que a proposta da Bidluck à concessão do Casino Lisboa, a partir de 31 de dezembro, no concurso público internacional, prevê o encerramento durante quase três anos, para mudar localização.
As famílias portuguesas consumiram 2,7 mil milhões de euros em Cultura em 2020, o que representa uma quebra de 20,4% face a 2019, refletindo o impacto da pandemia da COVID-19, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Uma denúncia anónima, colocada online, acusou a Fundação Casa da Música de alegadamente violar o Código de Contratos Públicos e o Estatuto do Mecenato ao oferecer supostos benefícios comerciais aos seus mecenas.
Seis bandas internacionais atuam sábado em Leiria na 5.ª edição de Monitor, um festival dedicado à música ‘minimal wave’ e ‘post punk’ organizado pela associação Fade In.
O II Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS) apresenta esta sexta-feira e sábado um roteiro de cinco recitais em igrejas do Porto, revelando alguns dos órgãos “mais emblemáticos” da cidade.
A cantora e compositora portuguesa Márcia apresenta ao vivo, em dezembro em Lisboa, o seu mais recente álbum, “Picos e Vales”, editado em abril, foi hoje anunciado.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu os “saberes e práticas tradicionais de construção do cavaquinho” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, anunciou hoje aquela entidade.