A escritora brasileira Hilda Hilst, ícone de liberdade e transgressão, muitas vezes tomada como imoral, regressa esta semana ao mercado livreiro português, vários anos após as últimas publicações, numa antologia com a sua “melhor prosa” e vários inéditos.
O grupo editorial Penguin Random House criou uma nova chancela, Iguana, para publicar BD e livro ilustrado, porque há "um mercado grande, tanto de autores como de leitores", explicou a editora Amaia Iglesias, à Lusa.
Cenas da vida de um casal com uma filha de oito anos e outra mais nova são o centro da peça “Terreno Selvagem 2”, uma criação e encenação a seis mãos, a estrear-se na quarta-feira, no Teatro S. Luiz, Lisboa.
Silviano Santiago, de 86 anos, anunciado na segunda-feira o vencedor do Prémio Camões 2022 afirmou que este é um reconhecimento do seu “longo trabalho em literatura".
A polícia de Marrocos prendeu segunda-feira o rapper marroquino ElGrande Toto após denúncias apresentadas por seis pessoas que o acusam, nomeadamente de insultos, difamação e ameaças de morte.
O novo álbum da fadista Katia Guerreiro, “Mistura”, é editado em formato de livro, a 18 de novembro, um projeto que junta três produtores musicais, José Mário Branco, Tiago Bettencourt e Pedro de Castro.
Um documentário sobre Kanye West - agora Ye - foi cancelado devido aos mais recentes comentários antissemitas do rapper norte-americano, foi anunciado na segunda-feira, dia em que a agência de talentos CAA deixou de o representar.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, elogiou hoje o "perfil de intelectual interventivo" do escrito brasileiro Silviano Santiago, distinguido com o Prémio Camões.
O álbum de estreia de MONA LINDA, ‘alter ego’ de Edgar Correia de Conjunto Corona, “leonardo”, foi editado na passada sexta-feira e parte das vendas revertem para uma associação sem fins lucrativos que promove a saúde mental.
Dreamweapon, o projeto fundado pelo músico André Couto, estará em novembro na Alemanha para uma série curta de concertos, revelou o próprio em comunicado.
A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) estreia no próximo sábado, às 19h00, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, “Cidades Submersas”, de Francisco Lima da Silva.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou hoje que a Casa da Música "passe a ser um instituto público nacional", defendendo que o equipamento cultural, ainda que com "defeitos", continue a ser uma fundação.
O músico norte-americano Bill Callahan vai dar dois concertos em abril de 2023 em Lisboa e em Braga, já com o novo álbum, "ytilaeR", que acaba de ser editado, revelou a promotora.
A realizadora portuguesa Regina Pessoa, uma das mais premiadas do cinema de animação, foi distinguida com o Prémio Bárbara Virgínia, da Academia Portuguesa de Cinema e destinado a portuguesas ligadas ao cinema, revelou hoje a organização à Lusa.
“Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar”, uma iniciativa gratuita de promoção da narração e dos livros, que inclui leitura de contos, oficinas e espetáculos, vai decorrer em Oeiras, entre os dias 7 e 13 de novembro.
Uma peça em estreia nacional e outra dedicada a José Saramago são dois dos destaques da edição deste ano do Festival de Teatro da Covilhã, que se realiza em novembro naquela cidade.
As rádios cumpriram, no ano passado, a quota mínima de difusão de música portuguesa, que nesse ano passou de 25% para 30%, segundo uma análise feita pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
Batida (Pedro Coquenão) editou um novo álbum, pela editora belga Crammed Discs, cujo título, “Neon Colonialismo”, é um “jogo de palavras” que se transformou num objeto, com o qual pretende “provocar um início de conversa”.
A banda portuguesa Os Quatro e Meia vai atuar pela primeira vez em Inglaterra, em abril de 2023, o mesmo ano em que irá estrear-se ao vivo na Altice Arena, em Lisboa.
São João da Madeira acolhe, a partir do próximo dia 4, mais uma edição do Novembro Jazz, desta vez levando à Casa da Criatividade artistas como os portugueses Carlos Bica e Ricardo Toscano, e o brasileiro Amaro Freitas.
O escritor e jornalista Manuel António Pina, desaparecido há dez anos, será o autor a celebrar na edição de 2023 da Feira do Livro do Porto, anunciou a Câmara Municipal.