A realizadora franco-iraniana Marjane Satrapi descreve o seu novo filme, «Poulet aux Prunes», exibido no Festival de Cinema de Veneza, como uma «história de amor pelo amor».
Al Pacino não sabe o que lhe há de chamar, mas sabe que «Wilde Salome», a obra que foi mostrar como ator e realizador ao Festival de Cinema de Veneza, não é um filme nem um documentário.
No seu 16º aniversário, o SAPO celebra o talento, a solidariedade, a criatividade, a ciência e o orgulho de Portugal e dos portugueses. Eis algumas das figuras que o SAPO distingue na área do cinema.
É um dos filmes mais falados da rentrée cinematográfica e já há quem comece a falar dele para os Óscares. O SAPO foi recolher as primeiras opiniões dos portugueses na antestreia de «Assim é o Amor».
O novo filme do realizador espanhol Pedro Almodôvar, «La piel que habito», que hoje se estreia nos cinemas espanhóis, tem um ‘cheirinho’ português com o uso de louças da marca Vista Alegre Atlantis.
«The Ides of March», de George Clooney, e «Carnage», de Roman Polanski, foram ambos aplaudidos nas respetivas projeções de imprensa no Festival de Cinema de Veneza, cuja 68ª edição começou ontem.
A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, retoma hoje a sua atividade regular com uma nova temporada de programação, que inclui retrospetivas dedicadas aos recém-falecidos Pedro Hestnes e Raúl Ruiz, e ao centenário de Nicholas Ray.
Antes da tragédia do 11 de Setembro, o World Trade Center era presença regular no cinema, em filmes tão díspares como «Nova Iorque 1997» ou a versão de 1976 de «King Kong». Recordamos a seguir as Torres Gémeas no grande ecrã.
O Festival de Cinema de Veneza começa hoje em Itália, assinalando o regresso ao ativo do realizador Roman Polanski e apresentando dois filmes portugueses, na secção Horizontes.
A informação surgiu hoje no Facebook: o Estoril Film Festival, organizado pelo produtor Paulo Branco, vai passar a chamar-se Lisbon & Estoril Film Festival e vai decorrer este ano entre 04 e 13 de novembro.
É porventura o tema de abordagem mais sensível da última década, um evento traumático à escala mundial que o cinema tem tratado com doses variáveis de cuidado em filmes como «Voo 93» e «World Trade Center».
Depois «Delírio em Las Vegas», Johnny Depp regressa ao universo de Hunter S. Thompson com uma adaptação do romance «The Rum Diary», cujo primeiro trailer já está na internet.
A chegada de «Conan, o Bárbaro» às salas portuguesas serviu de mote a uma celebração que arrancou na antestreia em Lisboa e se prolongou por uma «Festa Bárbara», na discoteca Twins Tejo, onde o SAPO esteve presente.
A programação final da terceira edição do Douro Film Harvest (DFH), a decorrer de 05 a 11 de setembro, foi apresentada hoje em Vidago e tem em cartaz a antestreia europeia de «Escaping Robert Parker».
Com um currículo imenso na publicidade e nos telediscos, o diretor de fotografia André Szankowski deixou toda a gente de queixo caído na sua estreia na longa-metragem para cinema: «Mistérios de Lisboa».
Com 22 anos, é um dos jovens atores mais promissores da sua geração, com um vasto currículo teatral, papéis de relevo em cinema e uma estreia para breve na realização.
Os bilhetes para as sessões da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, vão passar a custar três euros, um aumento de 50 cêntimos face ao preço anterior, informa a instituição na sua página oficial na Internet.
Alguns artistas sonham cá dentro com o sucesso lá fora. Sara Barbas foi mesmo à procura dele em Inglaterra e conseguiu um lugar no mundo da animação internacional, com passagem pelo universo de «Wallace e Gromit».
O filme «Autobiografia de Nicolae Ceauseascu», documentário do realizador Andrei Ujica sobre os 25 anos de ditadura romena, chega esta semana aos cinemas portugueses.
«Viva Ruiz» é o nome do ciclo que pretende homenagear o realizador chileno Raúl Ruiz, recentemente falecido, e cuja obra-prima é «Mistérios de Lisboa». Entre 25 e 31 de agosto serão exibidos sete filmes do cineasta, no cinema King, em Lisboa.
Os atores fetiche de Raúl Ruiz, nomeadamente Catherine Deneuve, Melvil Poupaud, Michel Piccoli e Chiara Mastroianni, despediram-se do realizador chileno, que morreu na sexta-feira, nas cerimónias fúnebres que hoje decorreram em Paris.
A livraria de viagens que inspirou a popular comédia romântica «Notting Hill» vai fechar ao fim de 32 anos, apesar de se ter transformado numa verdadeira atração turística da capital britânica.
Após Rita Nunes e Júlio Alves, o «Nimas Convida» recebe na sua terceira edição o multifacetado Filipe Melo, com uma amostra do seu trabalho no cinema, na televisão e na banda desenhada.
O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, lamentou hoje a morte do cineasta chileno Raúl Ruiz, classificando-o «um realizador de exceção que estabeleceu com Portugal uma relação quase umbilical».