«Viva Ruiz» é o nome do ciclo que pretende homenagear o realizador chileno Raúl Ruiz, recentemente falecido, e cuja obra-prima é «Mistérios de Lisboa». Entre 25 e 31 de agosto serão exibidos sete filmes do cineasta, no cinema King, em Lisboa.
Os atores fetiche de Raúl Ruiz, nomeadamente Catherine Deneuve, Melvil Poupaud, Michel Piccoli e Chiara Mastroianni, despediram-se do realizador chileno, que morreu na sexta-feira, nas cerimónias fúnebres que hoje decorreram em Paris.
A livraria de viagens que inspirou a popular comédia romântica «Notting Hill» vai fechar ao fim de 32 anos, apesar de se ter transformado numa verdadeira atração turística da capital britânica.
Após Rita Nunes e Júlio Alves, o «Nimas Convida» recebe na sua terceira edição o multifacetado Filipe Melo, com uma amostra do seu trabalho no cinema, na televisão e na banda desenhada.
O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, lamentou hoje a morte do cineasta chileno Raúl Ruiz, classificando-o «um realizador de exceção que estabeleceu com Portugal uma relação quase umbilical».
Raúl Ruiz, hoje falecido em Paris, era «um homem excecional, de uma qualidade humana invulgar, grande inteligência, com uma vasta cultura e um grande talento», disse o argumentista Carlos Saboga.
«O cinema servia para o Raúl Ruiz descobrir coisas», disse à Lusa o realizador António-Pedro Vasconcelos que afirmou que a morte, hoje em Paris, do cineasta chileno «é uma enorme perda».
Raúl Ruiz, um dos mais arrojados realizadores do cinema mundial, autor do elogiadíssimo «Mistérios de Lisboa», morreu hoje aos 70 anos, em Paris, vítima de doença prolongada.
O realizador britânico Ridley Scott comprometeu-se com a produtora Alcon Entertainment a rodar e produzir um novo filme do seu clássico «Blade Runner - Perigo Iminente», noticiou o portal especializado Deadline.
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o diretor do Festival de Cannes, Gilles Jacob, prestaram hoje homenagem ao cineasta Raúl Ruiz, falecido em Paris, definindo-o como «digno herdeiro» dos irmãos Lumière.
Com «Green Lantern - Lanterna Verde» já nas salas de cinema, recordamos as outras adaptações da DC Comics ao grande ecrã, desde os filmes de Super-Homem e Batman às versões de «Caminho para Perdição» e «RED - Perigosos».
Um ciclo de cinema romeno decorre a partir de sexta-feira no Espaço Nimas, em Lisboa, em antecipação e como complemento da estreia de um documentário sobre a vida do ditador romeno Nicolau Ceausescu, a 25 de agosto.
O novo filme da realizadora Teresa Villaverde chega às salas de cinema nacionais a 08 de setembro, dois dias depois de ser exibido no Festival de Veneza, disse à Lusa fonte da produtora da longa-metragem.
A primeira longa-metragem de seis novos realizadores portugueses, «O que há de novo no amor?», foi selecionada para a competição oficial do Festival Raindance 2011, que decorre em Londres de 28 de setembro a 09 de outubro, divulgou a produtora Ros
Uma das maiores estrelas de cinema do planeta nos anos 70 e 80, realizador oscarizado e fundador de um dos festivais de cinema mais importantes do mundo, Robert Redford é uma das grandes figuras da Sétima Arte e faz hoje 75 anos.
O realizador Miguel Gonçalves Mendes e os atores Albano Jerónimo e Beatriz Batarda estão entre os jurados da edição deste ano do Festival de Cinema Queer Lisboa, que decorre de 16 a 24 de setembro, anunciou hoje a organização.
Uma professora doutorada em cinema de ficção científica está a preparar um guia para ajudar qualquer um a tornar-se especialista neste género da Sétima Arte.
Os 53 trabalhadores da Tobis vão começar a receber o salário de julho e o subsídio de férias que tinham em atraso, disse hoje à agência Lusa o delegado sindical da empresa.
A cantora norte-americana Patti Smith vai colaborar com o argumentista John Logan para adaptar ao cinema o seu livro de memórias «Apenas Miúdos», sobre a sua amizade com o fotógrafo Robert Mapplethorpe, anunciou hoje o blog especializado Deadline.
Com a estreia do muito elogiado «Planeta dos Macacos: A Origem», passamos em revista todo o fenómeno da série sobre símios evoluídos, que começou na literatura e passou pelo cinema, pela televisão e pela banda desenhada.
Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Kathy Bates e Carla Bruni são algumas das estrelas da nova comédia de Woody Allen, «Meia-Noite em Paris», que estreia a 15 de setembro em Portugal.
A Cinemateca Portuguesa conseguiu «reinventar-se» e vai regressar às cinco sessões diárias já em setembro, o que não quer dizer que «as limitações» tenham desaparecido, disse à agência Lusa Maria João Seixas, diretora da instituição.
Livros, revistas, bonecos, desenhos animados, as criaturas azuis outrora conhecidos por Estrumpfes chegam agora ao cinema como Smurfs e o SAPO foi perceber que impacto tiveram em Portugal.