A longa-metragem “Chuva é cantoria na aldeia dos mortos”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, foi premiada nos festivais de cinema de Mar del Plata, na Argentina, e Rio de Janeiro, no Brasil.
O filme “Terra Franca”, primeira longa-metragem de Leonor Teles, foi premiado em mais dois festivais internacionais, na Argentina e em França, em cerimónias que aconteceram na sexta e no sábado.
O realizador brasileiro Walter Salles admitiu no sábado, em Lisboa, que pensou “retomar a ideia” de “Central do Brasil”, filme com 20 anos, no qual, por detrás da busca de uma criança pelo pai, “havia uma busca por um país”.
A curta-metragem alemã "Obon" ganhou no sábado o Grande Prémio do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, enquanto "Agouro" e "4 Estados da Matéria" venceram ‘ex-aequo’ a competição portuguesa, anunciou a organização.
Iniciativa destina-se a promover a criação de novos públicos e despertar a curiosidade pelo cinema nos jovens. Um dos títulos exibidos será “Balada de um Batráquio", de Leonor Teles, Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem na Berlinale 2016.