Em entrevista, o realizador e montador Paulo Carneiro admite que tem pensado sobre a possibilidade de sair do país pela falta de financiamento, mas reconhece que o cinema português é bastante diversificado e livre.
A 70.ª edição da Berlinale exibe, durante 11 dias, 342 filmes nas diferentes secções. Não há trabalhos portugueses entre os 18 finalistas na competição oficial, mas sim dois atores.
Prémios de Animação Ibero-Americana serão atribuídos em abril, na ilha de Tenerife. "Tio Tomás a Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa, e "Klaus", de Sergio Pablos, que conta com os portugueses Sérgio Martins e Edgar Martins na equipa, estão nomeados.
“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, foi nomeado pela Academia Canadiana de Cinema e Televisão, estando também na lista os lusodescendentes Nelson Ferreira e Pedro Pires.
"Star Wars: Episódio IX - A Ascensão de Skywalker", "Bad Boys Para Sempre" e "1917" estão entre os mais vistos. Entre os portugueses, destaca-se "O Filme do Bruno Aleixo".
Festival Internacional de Cinema do Porto Fantasporto decorrerá entre 25 de fevereiro e 8 de março e vai arrancar com três clássicos, entre eles "Blade Runner".