A iniciativa surgiu do projecto Megafone 5, que reúne amigos, companheiros e admiradores de João Aguardela. Lançado a 4 de Novembro de 2009 num espectáculo esgotado no Grande Auditório do CCB, em Lisboa, reuniu os Gaiteiros de Lisboa, Oquestrada, Dead Combo e A Naifa, último projecto de Aguardela.
O Prémio Megafone Música atribuir-se-á a um músico ou colectivo de músicos cujo trabalho enalteça as tradições musicais portuguesas e lhes dê renovado futuro. Quanto ao Prémio Megafone Missão, visa distinguir uma entidade não musical que, com a sua acção ao longo do ano a que o prémio se refere, comungue e ajude a difundir as referidas iniciativas musicais. Pode, este prémio, ser entregue a entidades que se movem em terrenos como a produção de espectáculos, a literatura, o jornalismo, as artes plásticas, entre muitas outras.
As três bandas/projectos finalistas na categoria Megafone Música serão convidadas para um espectáculo no Centro Cultural de Belém, no próximo dia 17 de Outubro, com a presença de mais uma banda surpresa convidada, sendo nessa ocasião determinado e divulgado qual o projecto vencedor. O valor do prémio, bem como a composição do júri, serão oportunamente anunciados.
Os registos das obras ou prestações e a documentação dos projectos a concurso deverão ser remetidos, sob pseudónimo, em cinco exemplares, por correio registado, com data de registo até 31/07/2010, para o endereço:
Prémios Megafone/João Aguardela,
Rua São Francisco Xavier, n.º 23, 1400-329 Lisboa
Regulamento disponível em www.aguardela.com/associacao.html
Megafone 5 é o nome de um projecto sem fins lucrativos que tem como objectivo celebrar, homenagear e difundir o trabalho e as ideias de João Aguardela. Nasceu, informalmente, entre um grupo de amigos, companheiros e admiradores do músico falecido em Janeiro de 2009.
Sandra Baptista (músico), Luis Varatojo (músico), Luis Pardelha (produtor), Ricardo Alexandre (jornalista), João Marques (músico), Luis Rodrigues (V) e Pedro Gonçalves (criativo publicitário // jornalista de música) são os elementos fundadores da associação Tradição Megafone.
Comentários