
De acordo com o calendário de concertos divulgado pelo músico, no dia 3 de setembro estarão no coliseu de Lisboa e no dia seguinte no coliseu do Porto.
A digressão europeia terá início em Reiquiavique, Islândia, em agosto, e prolonga-se até meados de setembro, fechando com um concerto em Roma, Itália.
O alinhamento dos concertos será centrado no álbum que David Byrne e St. Vincent fizeram juntos, "Love this giant", editado no ano passado, mas serão incluídas canções do repertório de cada um dos músicos.
David Byrne garante que "não há nada que se compare, em termos visuais e musicais", com o que ambos irão apresentar na digressão.
O músico, de 60 anos e fundador dos Talking Heads, é um artista multidisciplinar, que encontrou em vários meios - produção, realização, escrita - uma forma de trabalhar a arte.
David Byrne onheceu a cantora St. Vincent, nome artístico de Annie Clark, 30 anos, em 2009, quando colaboraram na coletânea "Dark was the night".
Depois disso foram mantendo contacto e escreveram os temas que fazem parte de "Love this giant", editado em setembro com os selos 4AD e Todo Mundo (a editora de Byrne).
St. Vincent, que tem editados três álbuns, já atuou várias vezes em Portugal em nome próprio.
David Byrne esteve em Portugal em 2009 a convite do Lisbon & Estoril Film Festival, onde apresentou o filme "True Stories" (1986).
O último álbum a solo de Byrne, "Grown backwards", data já 2004, mas o músico não esteve parado, tendo editado, por exemplo, com Brian Eno (o álbum "Everything that happens will happen today", de 2008), e feito a banda sonora do filme "Este é o meu lugar", de Paolo Sorrentino.
A par da música, David Byrne publicou os ensaios "Diário da bicicleta", editados em Portugal pela Quetzal, e "How music works", ainda inédito no mercado português.
@Lusa
Comentários