
Asghar Farhadi, um dos maiores nomes do cinema iraniano, vai fazer o seu próximo filme em Paris e em francês, com Isabelle Huppert, Virginie Efira, Vincent Cassel e Pierre Niney, anunciaram os seus produtores na quinta-feira.
Intitulado "Histoires parallèles" ("Histórias Paralelas"), "este filme marca o seu regresso à França depois de "O Passado", protagonizado por Tahar Rahim e Bérénice Béjo, vencedora do prémio de Melhor Atriz em Cannes em 2013, que chegou a um milhão de espectadores nos cinemas franceses", disse a produtora Memento em comunicado à imprensa.
O elenco conta com alguns dos atores mais populares do cinema francês, reunidos no ecrã pela primeira vez. Catherine Deneuve também fará uma aparição.
Nenhum detalhe sobre a história foi revelado. A rodagem está programada para o outono e o lançamento previsto para a primavera de 2026.
Asghar Farhadi é um dos maiores nomes do cinema iraniano exibido no exterior, acostumado a ganhar prémios em Cannes ou nos Óscares por filmes como "Uma Separação" (2011), "O Vendedor" (2016), "Todos Sabem" (2018) e "Um Herói" (2021).
Numa entrevista de janeiro de 2024 ao jornal Le Monde, revelou que não faria mais filmes no Irão nos próximos tempos como um ato de resistência ao regime, que aumentou a repressão após os protestos de 2022 de que foi alvo como reação à morte da jovem Mahsa Amini sob detenção policial e acusada de violar o código de vestuário islâmico.
Comentários