O festival denominado ‘O Elogio da Guitarra' é "inteiramente dedicado à celebração do repertório guitarrístico e à formação de músicos", segundo Hugo Simões, diretor artístico do evento que se realiza, naquela cidade, desde 2009.

De acordo com Hugo Simões, a iniciativa, que vai na quinta edição, tem contribuído "de forma sólida" para "o aperfeiçoamento musical de jovens músicos e para a apresentação de novos valores do panorama guitarrístico português".

O programa deste ano integra três concertos, um por cada dia, e um curso de aperfeiçoamento musical em guitarra, orientado por Paulo Vaz de Carvalho, docente da Universidade de Aveiro, a realizar nos três dias do evento, entre as 10:30 e as 19:30, nas instalações do Conservatório de Música de São José da Guarda.

O festival será inaugurado com um concerto pela orquestra de guitarras Guitarrafonia, a realizar pelas 21:30 de terça-feira, na Escola Secundária Afonso de Albuquerque.

A organização refere que a orquestra é o "resultado ambicioso" do projeto de cooperação de instituições de ensino especializado da música de Castelo Branco, Fundão, Guarda, Viseu e Covilhã, que reúne professores e alunos "numa vivência musical partilhada", num historial que já conta com mais de meia centena de concertos.

Os concertos dos dias seguintes, pelos músicos Ruben Bettencourt (quarta-feira) e André Madeira (quinta-feira), acontecem no edifício do Museu da Guarda, sempre pelas 21:30.

São dois solistas "que têm vindo a afirmar-se em Portugal e no estrangeiro e que aqui se juntam a nomes como os de António Justiça, Augusto Pacheco, Pedro Rodrigues, Duo Intermezzo, Duo Justiça/Amaral, José Mesquita Lopes e Michel Sadanowsky, intérpretes que anteriormente fizeram a música acontecer no mesmo festival", assinalam os promotores do festival de guitarra.

‘O Elogio da Guitarra' é dedicado "a todos os amantes de música que partilham o gosto pela beleza artística, atingida neste caso através da execução de um instrumento musical que é cada vez mais apreciado pelo público", refere a fonte.

@Lusa