«Foi uma experiência muito interessante. Logo a começar pelo facto de o casting ter sido feito com base em pessoas minhas amigas, de férias na zona de Caminha e Vila Nova de Cerveira. Tudo muito divertido», explicou hoje o maestro, à Agência Lusa.

Para a rodagem do filme
«O tempo e as bruxas»,
Victorino d'Almeida contou com Sara Maria Vaz, Miguel Leite, Dinis Ribeiro, Luís de Matos, Isolina Peixoto e Olga Prats, entre outros, inclusive o próprio maestro.

«Tudo se baseia numa família que vive no drama de não ter nenhuma história para contar ou recordar. Nada. Isso leva-nos para um filme mais ligado para o absurdo e as situações que são geradas por estes conflitos, porque têm que inventar essas histórias», apontou ainda.

Além de realizar e participar no elenco, Victorino d'Almeida ainda desenvolveu a música original do filme.

«Trinta anos depois este é, de facto, um trabalho menos ortodoxo, muito ligado à minha admiração pelo teatro e pelo absurdo de Beckett. Neste caso, com pessoas que nem atores amadores são mas que tiveram um comportamento extraordinário», acrescentou.

A antestreia do filme está marcada para sábado, às 21:30, em Vila Nova de Cerveira, onde decorreu a maior parte das filmagens, seguindo-se outra apresentação, a 29 de janeiro, em Campo Maior.

«O objetivo é sempre entrar no circuito, mas para já vamos perceber as reações, em público. Porque em privado são sempre condicionadas», concluiu Victorino d'Almeida.

@Lusa