A Mostra de Veneza participará com um pacote de filmes e curtas-metragens no grande festival de cinema digital gratuito produzido e organizado por Tribeca e pela plataforma YouTube, na qual 21 festivais internacionais de cinema colaboram.
Nomeado "We Are One: A Global Film Festival", os principais festivais de cinema do mundo juntam-se no YouTube a partir desta sexta-feira (29) para oferecer uma seleção de longas-metragens, curtas-metragens e mesas redondas virtuais: tudo pode ser acompanhado aqui.
No certame inédito que durará 10 dias até 7 de junho participarão filmes selecionados pelos festivais de Berlim, Cannes, Veneza, Berlim, Sundance, San Sebastian, Londres, Karlovy Vary, Locarno, Guadalajara, Macau, Jerusalém, Mumbai, Marraqueche, Sarajevo, Sidney, Tóquio e Annecy (animação).
Tal como acontece habitualmente nos festivais, o evento juntará filmes (estreias e clássicos), incluindo curtas e documentários, que virão de secções paralelas ou não competitivas destes festivais, bem como espetáculos de música e comédia, e mesas-redondas.
Pierre Lescure e Thierry Frémaux, respetivamente o presidente e o diretor geral do Festival de Cannes, que foi cancelado este ano, indicaram que o festival permitirá "ao público descobrir as nuances de cinema de todo o mundo e as personalidades artísticas de cada festival".
"Estamos honrados e felizes por participar em We Are One. Como sinal de simpatia e solidariedade com os nossos amigos de Tribeca, ofereceremos ao público mundial uma amostra do que organizamos em Veneza para apoiar especificamente realizadores emergentes", antecipou por seu lado o diretor da Mostra de Veneza, o crítico italiano Alberto Barbera.
Veneza selecionou três curtas, incluindo uma do consagrado realizador mexicano Guillermo Arriaga, além de dois longas-metragens feitos com o patrocínio da Biennale College e seis filmes que competiram na secção inovadora "Realidade Virtual", criada há três anos pela Mostra.
A ideia do "festival de festivais" surgiu devido ao confinamento imposto a quase todo o mundo pela COVID-19 e após várias competições terem sido canceladas pela pandemia.
Os recursos arrecadados pelo festival de cinema digital e gratuito serão destinados à Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições envolvidas na luta contra o coronavírus.
Comentários