O cineasta espanhol Pedro Almodóvar vai receber o Leão de Ouro pela Carreira no 76.º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que vai decorrer de 28 de agosto a 7 de setembro, foi hoje anunciado pela organização.
Segundo o comunicado, a decisão foi tomada pela direção da Bienal de Veneza, presidida por Paolo Baratta, após a proposta do diretor do festival, Alberto Barbera.
Pedro Almodóvar, realizador e argumentista espanhol, admite sentir-se “muito animado e honrado pelo Leão de Ouro” e recorda a sua estreia internacional no Festival de Cinema de Veneza, em 1983, com o filme “Negros Hábitos”, lê-se no comunicado.
O cineasta agradece: “Este Leão irá tornar-se no meu animal de estimação, juntamente com os meus dois gatos. Obrigada do fundo do coração por me atribuírem este prémio”, pode ler-se no comunicado.
A propósito desta atribuição, Alberto Barbera considera que “Almodóvar não é apenas o maior e mais influente realizador espanhol desde [Luis] Buñuel, mas um cineasta que oferece retratos multifacetados, controversos e provocadores da Espanha pós-franquista.”
O diretor acrescenta que “Almodóvar se destaca, acima de tudo, por pintar retratos femininos incrivelmente originais, graças a uma empatia excecional que lhe permite representar o seu poder, riqueza emocional e fraquezas inevitáveis com uma autenticidade rara e comovente”.
Pedro Almodóvar, que nasceu em Calzada de Calatrava, na região autónoma de Castilha-La Mancha, e aos 17 anos foi para Madrid estudar cinema, realizou filmes como “Má Educação”, “A Pele Onde eu Vivo”, “Julieta”, “Volver”, "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos", entre outros, e algumas das suas produções foram adaptadas para peças de teatro e musicais.
Com “Tudo sobre a Minha Mãe”, de 1999, Almodóvar conquistou o seu primeiro Óscar, para Melhor Filme Estrangeiro, e foi distinguido como Melhor Realizador no Festival de Cinema de Cannes, em França.
Almodóvar voltou a ser premiado nos Óscares com “Fala com Ela”, de 2002, pelo argumento original do filme.
O filme “Dor e Glória” saiu este ano e é a última produção de Pedro Almodóvar com os atores António Banderas e Penélope Cruz no elenco principal. Estreia em Portugal a 5 de setembro.
TRAILER.
Comentários